HOME Notícias
Camilo anuncia novo decreto e libera eventos com até 200 pessoas a partir de segunda

O Comitê também autorizou a abertura dos teatros. Cinemas já estavam abertos, com 20% da capacidade, mas os teatros seguiam fechados

Foto: Reprodução 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, em live, nesta sexta-feira, 23, o novo decreto estadual, liberando eventos de até 100 pessoas em ambientes fechados e 200 em ambientes ao ar livre. Na live, também estava presente o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto. O Comitê também autorizou a abertura dos teatros. Cinemas já estavam abertos, com 20% da capacidade, mas os teatros seguiam fechados. 

Segundo o Governador, a Secretaria do Estado irá realizar eventos testes para acompanhar o cumprimento dos protocolos e a situação pós evento. 

Sobre o retorno dos eventos, representantes do setor se mostraram ainda cautelosos sobre as decisões do Estado. "O diálogo com o governo continua aberto para o setor. Tivemos reunião para sugerirmos a viabilidade de um protocolo na retomada. A abertura alivia a tensão de muitos eventos represados,  especialmente na tipologia de eventos sociais (casamentos), cujos clientes aguardam há meses por essa liberação para agendarem nos buffets e nos templos religiosos. Resta-nos saber sobre o período inicial dessa flexibilização e os controles sanitário s estabelecidos pelas autoridades, pois para serem exequíveis do ponto de vista funcional e financeiro às empresas e aos profissionais que compõem o evento (cerimonialistas, músicos,  garçons, recepcionistas etc), isto foi posto em reunião pelo grupo de instituições que representam esse setor, até para não haver disparidade com outros setores produtivos que não sofreram grandes exigências de protocolos sanitários como o nosso", destacou Circe Jane Teles, presidente do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos).

O novo decreto começa a valer a partir de segunda-feira, 26, e segue durante 15 dias. Os protocolos para a realização dos eventos serão divulgados em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda nesta sexta ou no sábado, 24. 

O documento também inclui um novo funcionamento de restaurantes, que agora poderão ficar abertos até às 23 horas. As barracas de praia também tiveram mudança de horário e agora poderão funcionar a partir das 8 horas. Dessa forma, o governador também modificou o toque de recolher, que será de meia noite às 5 horas do outro dia. 

Sobre a variante delta, o governador reforçou que o Ceará mantém barreiras sanitárias nos aeroportos e que o Governo estuda implantar medidas rodoviárias no Estado. "Exatamente para evitar a entrada principalmente dessa nova variante, a delta, lá da Índia, que tem um poder de transmissão maior”.

Covid no Estado

O Ceará vem registrando uma baixa no número de positividade dos testes e de pacientes de UTI nas últimas semanas, e os resultados foram motivo de comemoração para o secretário da Saúde.  Entretanto, apesar dos bons números, Dr. Cabeto ressaltou a necessidade de manter o isolamento, principalmente devido às novas variantes. Apesar da variante Delta ainda não ter chegado no Estado, ela já é presente em alguns estados do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

Na tarde desta sexta-feira, 23, o Ceará tinha 56,3% dos leitos de UTI ocupados. O número, em meados de março, estava sempre acima de 90%, o que representa uma baixa considerável. Já em relação às enfermarias, a taxa de ocupação dos leitos estava em 27,47%.

O Estado contabiliza, até o momento, 912.497 casos de Covid-19 e 23.339 óbitos causados pela doença. As informações são do IntegraSUS, da Secretaria de Saúde, e dizem respeito às 17h27min dessa quinta-feira, 22.

 

PUBLICIDADE