HOME Notícias
Ceará deve receber 390.450 vacina contra Covid-19 nesta semana, diz Camilo

O lote deverá permitir que os municípios continuem a imunização da população

Foto: Divulgação

O Ceará deverá receber 390.450 doses de vacinas contra Covid-19 ainda esta semana, conforme publicou o governador do Estado, Camilo Santana (PT), em suas redes sociais. Segundo ele, serão 253.200 doses da AstraZeneca (202.500 da Fiocruz e 50.700 via consórcio Covax/Facility), 84.600 da CoronaVac e 52.650 da Pfizer. 

A Covax Facility  é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para adquirir e distribuir gratuitamente imunizantes contra a Covid-19 para países mais vulneráveis. 

O lote deverá permitir que os municípios continuem a imunização da população. Em Fortaleza, a vacinação foi interrompida na última sexta-feira, 16, devido à falta de doses.

Além de informar a chegada dos imunizantes, o governador também indicou preocupação com festas clandestinas e ressaltou a necessidade de manter o isolamento. 

“Essas vacinas permitirão acelerarmos o processo de imunização dos cearenses. Apesar da melhora dos indicadores em todo o estado, alerto que a pandemia continua e ainda é grave. Temos visto muitas imagens de aglomerações nos fins de semana. É preciso mais consciência dessas pessoas que desrespeitam as orientações da ciência, colocando em risco suas vidas e as vidas de outras pessoas. Não adianta só fiscalização. É preciso que todos colaborem. Só assim conseguiremos vencer a pandemia de vez”, indicou.

Nesta segunda-feira, o Ceará completa exatos seis meses de imunização. A primeira vacinação, simbólica, ocorreu no dia 18 de janeiro. No dia 19, municípios receberam os primeiros lotes e já iniciaram a imunização dos primeiros grupos prioritários.

Segundo o vacinômetro da Secretaria de Saúde (Sesa), o Estado já aplicou, até a última quinta-feira, 15, 5.010.320 imunizantes, sendo 3.612.349 na primeira dose, 1.258.408 na segunda e 139.563 vacinas de dose única (Janssen).

 

PUBLICIDADE