HOME Notícias
Assembleia aprova criação de centro de atendimento para crianças com autismo e síndrome de down

O público que deve ser atendido na AL inclui servidores e dependentes, como também comunidades vulneráveis do entorno da Assembleia

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa (AL) aprovou nesta quinta-feira, 20, a criação do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), um centro de atendimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. O centro será subordinado diretamente à Presidência da Assembleia Legislativa e tem previsão de inauguração em junho deste ano. 

O projeto, de resolução de n°08/21, amplia os serviços de saúde já oferecidos pela Assembleia, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), e cria uma célula de Psicopedagogia, de forma a atender crianças e adolescentes, visando sua inclusão e desenvolvimento. 

Com equipes multidisciplinares, o Ciade deverá conter profissionais de psicopedagogia, nutrição, educação física, fonoaudiologia, enfermagem,  pedagogia, fisioterapia, psicologia, psicomotricidade e terapia ocupacional. 

O público que deve ser atendido na AL inclui servidores e dependentes, como também comunidades vulneráveis do entorno da Assembleia. 

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), destacou, por meio de vídeo enviado pela comunicação da Assembleia, a existência do projeto Mundo Azul, inaugurado em setembro de 2020, que atende crianças com transtorno autista. “Agora teremos um novo segmento, que é o da síndrome de down. Portanto, várias crianças que têm síndrome de down e transtorno do espectro autista serão impactadas. Queremos desenvolver plenamente essas crianças, potencializando suas atividades cognitivas, funcionais e posturais. Desta forma, elas poderão exercer sua cidadania de forma plena”.

 

PUBLICIDADE