HOME Notícias
Vacinação em idosos retoma nesta quinta-feira, 25, em Fortaleza

Em Fortaleza, até a tarde desta quarta-feira, 24, 66.900 pessoas haviam sido vacinadas com a primeira dose e 8.419, com a segunda

Foto: Thiago Gaspar

Após a chegada de novas vacinas no Ceará, a Capital retoma a vacinação em idosos acima de 75 anos nesta quinta-feira, 25. O município recebeu 20.190 novas doses dos imunizantes da Oxford/AstraZeneca e deve seguir com a vacinação do grupo prioritário da primeira fase da campanha. 

Especificamente nesta quinta-feira, 25, a vacinação no drive thru será exclusiva para idosos que já haviam sido convocados mas, por algum problema, não puderam comparecer para a imunização. A vacinação será no Centro de Eventos e é necessário que o idoso apresente comprovação do agendamento perdido e documento com foto. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a logística de vacinação ainda irá retornar nos outros centros de vacinação. O organograma deve ser divulgado em breve. Já para vacinação a domicílio, a Prefeitura disponibilizou 70 equipes, que irão atuar de 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 

Já no Centro de Eventos, a prefeitura deve seguir com a aplicação da segunda dose da Coronavac aos trabalhadores da saúde, mediante agendamento prévio. O agendamento da vacinação está sendo feito diretamente pelas unidades hospitalares.  

Em Fortaleza, até a tarde desta quarta-feira, 24, 66.900 pessoas haviam sido vacinadas com a primeira dose e 8.419, com a segunda. 36.388 idosos já tomaram a primeira dose.

No total, 323.693 vacinas já haviam sido aplicadas no Ceará, sendo 265.157 da primeira dose e 58.563 da segunda. 

Novas doses

Nesta quarta-feira, o Ceará recebeu 129.700 novas doses da vacina contra o novo coronavírus. Foram 80.500 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford e 49.200 doses do imunizante CoronaVac.

Segundo informações da Secretaria da Saúde, 100% das vacinas da Oxford serão utilizadas para a vacinação de primeiras doses em idosos e profissionais de saúde. Já em relação à vacina da CoronaVac, serão usados 50% dos imunizantes recebidos. A outra metade será guardada para a segunda dose. 

Na semana passada, o Ministério da Saúde também anunciou que prevê o envio de 210 milhões de doses de vacinas para os estados ainda no primeiro semestre de 2021. As novas doses são importantes devido ao número baixo de vacinas, que vem dificultando a vacinação em diversos estados. 

Coronavírus no Ceará

Na manhã desta quinta-feira, 25, 170 dos 184 municípios cearenses estavam com risco alto ou altíssimo do novo coronavírus, segundo o Painel Níveis de Alerta, do IntegraSUS, da Secretaria de Saúde. Nenhum estava com risco baixo, que seria classificado como o “novo normal”. 

Entre os municípios com nível altíssimo, estão a Capital, Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Barbalha, Juazeiro do Norte e Beberibe. 

Também nesta quinta-feira, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Ceará estava em 90,19%. Os números vêm chamando atenção por serem os maiores desde julho de 2020. 13 hospitais do Estado já estavam com 100% dos leitos lotados. O Hospital Leonardo da Vinci, exclusivo para pacientes de coronavírus, só possuía seis dos 129 leitos de UTI disponíveis. 

Fortaleza acumula 418.072 casos confirmados de Covid-19, além de 11.143 óbitos registrados pela doença. Em Fortaleza, são 116.731 confirmações.

 

PUBLICIDADE