Eleitores cearenses podem justificar ausência do 1 turno até esta quinta, 14

Já em relação ao segundo turno, realizado nas cidades de Fortaleza e Caucaia, o prazo é até o dia 28 de janeiro


Foto: Divulgação

Eleitores cearense que tiverem faltado ao 1º turno das eleições têm até a próxima quinta-feira, 14, para justificar a ausência. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), cerca de 1,1 milhão de eleitores cearenses não compareceram ao primeiro turno.

Já em relação ao segundo turno, realizado nas cidades de Fortaleza e Caucaia, o prazo é até o dia 28 de janeiro. Foram mais de 456 mil abstenções identificadas no TRE. 

O pedido pode ser feito a partir do aplicativo E-Título, no próprio celular, pelo Sistema Justifica ou pela entrega do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em um cartório eleitoral. É possível encontrar o endereço dos cartórios pela página do Tribunal Regional Eleitoral

Caso o eleitor não tenha votado nem no primeiro nem no segundo, será necessário justificar as duas ausências, respeitando os respectivos prazos. 

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Para eleitores fora do País, é possível justificar no período de 30 (trinta) dias contados da data do retorno ao Brasil.

Pessoas com irregularidades eleitorais não conseguem obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências. 

Para mais informações, é possível acessar o site do TSE.

 

COMENTÁRIOS