HOME Notícias
Camilo Santana prorroga decreto de fim de ano e proíbe festas de Carnaval


Foto: Reprodução Instagram

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta sexta-feira, dia 8, a prorrogação do decreto de fim de ano até o dia 31 de janeiro, com a proibição de festas, shows e eventos sociais. E mais, cancelou o ponto facultativo dos dias de Carnaval, proibindo também qualquer tipo de festa ou evento carnavalesco, em quaisquer tipos de ambientes, seja aberto ou fechado, público ou particular.

O anúncio se deu após reunião com o Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual relativo à pandemia e foi justificado diante do atual cenário de aumento de casos. As medidas foram aprovadas pelo Comitê formado pelo Governo do Estado, PMF, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, e equipes de Saúde.

Segundo o governador, as recomendações são necessárias para evitar que o Estado precise adotar medidas mais duras, como já vem acontecendo em outros estados do País. 

Camilo também anunciou que está programada uma reunião com o setor de eventos, na próxima segunda-feira, dia 11, "a fim de desenvolver um Plano de Apoio, principalmente dos pequenos negócios". Isso porque, como destacou, o segmento é "um dos grandes afetados pela pandemia".

E sobre a vacinação, o governador revelou que conversou, nesta sexta, com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar sobre a quantidade de vacinas e o conograma para o Ceará. "O ministro informou que até o final deste mês poderá estar iniciando a vacinação nos grupos prioritários", ressaltou ele.

Veja na íntegra, as medidas divulgadas pelo governador em suas redes sociais: 

Após reunião do Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual relativo à pandemia, diante do atual cenário de aumento de casos, que preocupa o Brasil inteiro e o mundo, ficaram definidas as seguintes medidas para este mês de janeiro e fevereiro:

1. Continua em vigor até o dia 31/1 as medidas previstas no decreto de fim de ano, como a proibição de festas, shows e eventos sociais. As medidas passam a constar num decreto único;

2. Suspensão, em todo o Estado, de quaisquer festas ou eventos comemorativos de carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular;

3. Cancelamento de ponto facultativo nos dias 15 e 16/2, 2a e 3a feira de carnaval, como ocorria em anos anteriores;

4. Proposição aos órgãos representativos competentes para a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de carnaval;

5. Os órgãos de fiscalização do Estado e Pref de Fortaleza (PMF) estarão se reunindo na 2a feira (11) para intensificar as ações de fiscalização, principalmente nas áreas com maior incidência de casos;

6. Como forma de apoio ao Setor de Eventos, um dos grandes afetados pela pandemia, equipes do Governo e PMF estarão se reunindo na 2a feira (11) com o setor a fim de desenvolver um Plano de Apoio, principalmente dos pequenos negócios.
As medidas foram aprovadas pelo Comitê formado pelo Governo do Estado, PMF, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, e nossas equipes de Saúde.

PUBLICIDADE