HOME Notícias
TRE Ceará protocola mais de 1000 denúncias de irregularidades em propagandas eleitorais no Ceará

33% das denúncias foram somente em Fortaleza

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) registrou 1.099 denúncias de irregularidades em publicidades e propagandas eleitorais em todo o Estado. Dentre as infrações, 33% foram registradas somente em Fortaleza. Seguido da Capital, as cidades que mais protocolaram irregularidades foram Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. 

Também segundo o levantamento, o maior número de transgressões foram por meio de propagandas on-line, representando 53,59% de todas as denúncias, seguido de alto-falantes (7,17%), de cartazes e bandeiras (5,49%) e de adesivos (2,95%).

Grande parte das denúncias (79,23%) foi feita pelo meio eletrônico do TRE. Para  realizar a denúncia, é possível preencher o formulário on-line no site. O Tribunal também disponibiliza o aplicativo Pardal para as denúncias. 

A propaganda eleitoral para o 1º turno começou no dia 27 de setembro. Já a do segundo turno tem início a partir das 17 horas do dia 16 de novembro. É proibida a propaganda paga na internet, na televisão e na rádio, em árvores e jardins, em outdoors, via telemarketing e ainda nos bens cujo uso dependa de permissão do poder público. O TRE liberou um folheto com uma lista de proibições e permissões para as propagandas eleitorais deste ano. É possível conferi-lo no site.

 

PUBLICIDADE