HOME Notícias
Entenda o fenômeno “ciclone bomba”, que assusta o Sul e Sudeste do Brasil


Foto: Divulgação

Um ciclone extratropical, fenômeno também denominado de ciclone bomba, vai mudar o clima no Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias, com queda drástica de temperatura, ventos com mais de 100 km/h, chuvas torrenciais e até neve.

O fenômeno já é sentido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde os moradores já se assustaram com o início dele.

A expectativa é de que o Sudeste tenha efeitos menos drásticos. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, as temperaturas na capital paulista podem chegar a 8ºC entre a noite de quinta (02) e a madrugada de sexta-feira (03).

Em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú, a passagem do fenômeno apavorou moradores, que gravaram vídeos em pânico com a intensa chuva e a forte ventania.

O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia, afirmou que ciclones extratropicais são relativamente comuns e são formados por áreas de baixa pressão atmosférica. Este que passa pelo Brasil surgiu próximo ao Paraguai e se dirige ao oceano por um tempo até perder a força. "Ele causa basicamente ventos mais fortes, muita chuva, e, a partir daí, se formam as frentes frias. Entre ontem e hoje, foram registradas rajadas de vento de 50 a 100 km/h no Rio Grande do Sul. Amanhã, ele se desloca para o oceano, quando o passa a afetar mais a costa do País", afirmou em entrevista à BBC News Brasil.

Por isso, Heráclio considera que deve haver uma forte agitação na faixa litorânea que vai do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, com ondas maiores.

A Marinha emitiu um comunicado para alertar mar agitado e ondas de até sete metros, com ventos de até 140 km/h.

PUBLICIDADE