Grupo Cidade
Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati confirma nova edição e acontece de 12 a 14 de novembro


Fotos: Divulgação

O Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, o maior do segmento no estado do Ceará, confirma sua quarta edição que será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2021. O evento reúne grandes nomes da culinária nacional, artesãos, atrações musicais e um público apaixonado por gastronomia, diversidade regional e oportunidades de negócios. 

Neste ano, o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati terá, em sua Arena, 35 estandes de gastronomia local, 10 estandes de doces e a participação de restaurantes e chefs renomados. Tudo isso na Rua Grande, tombada no ano 2000 pelo Iphan e declarada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A programação conta ainda com atrações musicais nacionais e locais, peças de teatro, cultura itinerante e muito mais. 

“Além de valorizar uma culinária diversa por meio de experiências gastronômicas marcantes, o Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati é reconhecido por fortalecer o artesanato e o turismo local, reforçar as atividades econômicas e criativas, e oferecer maior visibilidade às culturas tradicionais da cidade. Estamos muito felizes de poder realizar mais uma edição deste grande evento multicultural em Aracati”.

Espaço das Artes

A exposição "Aldemir Martins - Sinfonia Cearense" estará aberta à visitação do público no Espaço das Artes a partir do dia 12 de novembro. O evento marca o retorno das atividades culturais e turísticas do município e o início das comemorações do centenário do artista, que faleceu em 2006 aos 84 anos. O Espaço das Artes é uma grande conquista para a área da cultura no estado. O mais recente museu inaugurado no Brasil fez parte de um processo de restauração e revitalização do patrimônio histórico e arquitetônico em Aracati e teve os esforços da arquiteta e primeira-dama Glaucia Maia.

Segurança

O evento é aberto ao público e seguirá um rígido protocolo de biossegurança contra a COVID-19. O público precisará ser previamente credenciado, comprovando que está com o ciclo de imunização completo ou com teste PCR negativado realizado nas últimas 24 horas. Para auxiliar, haverá um ponto de testagem gratuita da Prefeitura do Aracati. Além disso, a capacidade do evento será limitada. Dentro da Arena, poderão participar até 2.500 pessoas por noite. 


Foto: Divulgação

 

Sacada Musical 

Dentro do festival a cultura estará mais viva do que nunca. Com a ação "Sacada Musical", o Festival vai ativar as sacadas dos casarões centenários ao longo da Rua Grande para intervenções de poesia, cordel, teatro e música. Dessa forma, em toda a extensão da Arena do Festival, será contemplada com ações culturais inéditas. 

Praça do Artesanato 

Neste ano, a praça Dr. Leite, durante os três dias de evento, será conhecida como a Praça do Artesanato. Serão 10 estandes, todos em parklet, que abrigarão uma mostra de artesanato dos quatro cantos do Aracati. Além disso, o centro da praça contará com uma passarela para que, além de ver exposto, os turistas vejam as peças em um lindo desfile.

Sobre Aracati 

Aracati é uma cidade situada no litoral leste do Estado do Ceará, a 148 km da capital, Fortaleza. No município é possível visitar atrações naturais do litoral cearense, um centro histórico centenário além de participar de grandes eventos durante o calendário anual, dentre eles o maior carnaval do Ceará.
Serviço

IV Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati 
Data: 12 a 14 de novembro de 2021 
Local: Rua Grande, Aracati - CE
Entrada gratuita

Por Assessoria de Comunicação do Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati

COMENTÁRIOS