HOME Notícias
Festival Sabores do Ceará reúne mistura de inovação e tradição gastronômica em Sobral

Com o tema “Tradições Gastronômicas de Sobral”, o evento estimulou chefs a criarem novos pratos sob o pretexto de incluir pelo menos um ingrediente local

Foto: Divulgação

Com a proposta de valorizar a gastronomia regional e incentivar restaurantes a investir em elementos tradicionais, o Festival Sabores do Ceará acontece entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, em Sobral. Com 45 pratos de 32 estabelecimentos diferentes, o evento funciona como uma espécie de guia para quem deseja experimentar novos sabores e valorizar a culinária típica do Ceará. 

Promovido pelo Sebrae e com o tema “Tradições Gastronômicas de Sobral”, o evento estimulou chefs a criarem novos pratos sob o pretexto de incluir pelo menos um ingrediente local com foco na valorização dos produtos regionais.

São quatro categorias: Lanches e Petiscos, Prato Principal, Sobremesa e Chef de Cozinha, que inclui o menu completo, da entrada à sobremesa. O menu inclui clássicos como carne de cordeiro, manteiga da terra, derivados da mandioca, frutos do mar e, ainda, novas experimentações de pizzas e hamburguers. É possível encontrar todos os restaurantes, pratos e informações no site do evento. 

Além da seleção de refeições, a plataforma do Festival também disponibiliza vídeos com truques de cozinha de chefs de cozinha. As receitas são de como fazer um autêntico molho bechamel à como preparar uma bela carne de caju. 

Segundo Suilany Teixeira, articuladora do Sebrae na regional norte, a região manteve muito da tradição trazida pelos portugueses da época colonial, principalmente no doces, como as queijadinhas e os fartes. Ainda, pela região favorecida para a criação de ovinos, a carne de carneiro é outro destaque tradicional. 

“É muito importante que a gente valorize o uso para diversificar os nosso pratos gastronômicos e para que a gente tenha uma identidade gastronômica. A proposta do Festival é justamente para enaltecer isso. Fazer um resgate às nossas tradições e apimentar com a inovação”, ressalta a articuladora. “A ideia é que esses novos pratos se incorporem aos cardápios das empresas e comecem a intensificar essa procura da regionalidade”. 

Para facilitar o delivery, o Sebrae fez parceria com o aplicativo Aiqfome, que irá oferecer benefícios nos dias do festival. 

Serviço:

Festival Sabores do Ceará

Quando: de 26 de novembro a 6 de dezembro

Onde: restaurantes selecionados de Sobral

Informações sobre o evento: pelo Instagram @festivalsaboresdoceara, pelo e-mail festivalsebraece@gmail.com e pelo site 

PUBLICIDADE