HOME Eventos
Fortal 2022 encerra com o frisson de Ivete Sangalo, Bell Marques e Jonas Esticado com Henry Freitas

Em edição histórica, celebrando a retomada após uma pausa de dois anos, o último dia do Fortal 2022 ficou eternizado na memórias dos foliões, que marcaram presença em peso para curtir a programação. Grandes artistas nacionais dos mais diferentes ritmos comandaram o agito ao amanhecer, encerrando com grande estilo o maior Fortal de todos os tempos. 

Durante os quatros dias de festas, o festival reuniu mais de 40 atrações musicais, contagiando um público estimado em 400 mil foliões de diversas partes do Brasil e do mundo. 

Energia da Avenida

O rei do Fortal e astro do axé, Bell Marques abriu a noite de festas com o icônico bloco Sirigüella. A pasagem na avenida foi repleta de uma avenida lotada com fãs que entoavam os sucessos do rei com grande fervor. Ao final do desfile, Bell elogiou o festival e prometeu sua volta na próxima edição, considerada a comemorativa de 30 anos de lançamento do Fortal.

Embalada pela energia de Bell, Ivete Sangalo comandou mais uma passagem do bloco Village. Assim como a edição de 2019, Veveta quebrou o protocolo e puxou o trio por três voltas na avenida, fazendo a alegria dos milhares de foliões apaixonados que a acompanhavam, lotando o Corredor da Folia. A rainha do axé ainda dividiu o microfone com LUCAS, atração principal do palco Avenida, que tem sua carreira musical amadrinhada pela cantora baiana. 

O forrozeiro Jonas Esticado liderou a primeira volta do Eh Loco, bloco repleto de energia positiva e diversidade de ritmos. Com um repertório marcado por sucessos da carreira, como “Investe Em Mim”, e de hits recentes da música sertaneja e forró, dentre eles “Bloqueado”, “Red de Maracujá” e “Termina Comigo Antes”, Jonas surpreendeu o público com animação até o final do circuito. O trio ainda contou com participação especial do também artista do forró, Marcinho. 

Encerrando com grande estilo, o último desfile do bloco Eh Loco foi orquestrado por Henry Freitas, estreante do Fortal e sensação do forró e piseiro. Garantindo a “revoada” dos foliões, Henry dividiu o setlist entre hits da carreira e sucessos nas paradas musicais em versões do axé e swingueira para contagiar o público. Assim como Jonas, Henry deu espaço a vozes da música local, como Sousete e Artur Bacanna, para renovar o fôlego e não deixar ninguém parado na avenida. 

CAMAROTE MUCURIPE

Um dos espaços mais procurados da folia, o Camarote Mucuripe foi palco de reencontros e muita agitação ao som de axé, trap e funk. Marcinho fez sua estreia no Fortal, abrindo a programação com um repertório cheio de hits do verão para deixar o público sintonizado na folia. 

Em sua segunda passagem por Fortaleza, o trapstar Matuê levou sua energia única e sinistra que contagia os maiores palcos do país. O primeiro artista do trap a se apresentar no Fortal, “Tuêzin”, apelido dos fãs, mostrou o porquê é considerado uma das maiores referências da cena com um repertório repleto de sucessos, como “Quer Voar”, “Máquina do Tempo”, “Vampiro” e “Malvadão”, e cenografia com fogos, luzes e fumaça para emocionar o público.

Em seguida, Dennis foi o escolhido para transportar o público da energia única do trap ao rave e batidão de um baile funk carioca. No setlist, o público curtiu sucessos do funk, em remixes únicos com a batida da eletrônica e funk carioca, que tornam o DJ o hitmaker do momento. Ao final da festa, Dennis abriu o palco para participação de convidados e famosos, como Hiago Arraes, Felipe Prior e Lucas Bissoli e Eslovênia Marques.

Ao amanhecer, Rafa e Pipo Marques encerraram a festa, embalados por um carisma único e grandes sucessos do axé, samba e reggae para deixar o público com saudade do Fortal.

PALCO AVENIDA

Privilegiando a energia positiva do axé, o Palco Avenida recebeu o artista baiano LUCAS para comandar o agito principal no palco. Nascido e criado em Salvador, LUCAS é um dos nomes recém-lançados da nova geração do axé music. Amante de micaretas e festas de Carnaval, o artista trouxe no set os principais sucessos de artistas do axé, como Bell Marques, Saulo Fernandes, Ivete Sangalo e Banda Eva. Celebrando a estreia no Fortal, LUCAS lançou seu mais novo EP, preenchido por músicas inéditas, surpreendendo ainda mais o público. Paulinho Calado e o DJ Justa Music também chegaram para completar a folia com hits do cenário musical atual.

Patronicadores Frisson

Um agradecimento especial a Clínica Michele França, Casal Gourmet, Newland, Riomar e Farmácia Santa Branca, patrocinadores da Frisson no Fortal 2022.

Confira todos os detalhes e melhores registros por Jocy e Geovanne Jinkings e Paulo Máximo: