HOME Notícias
Cirurgiã plástica, Geórgia Machado fala sobre autoestima, trajetória de clínica e especializações

Com mais de 17 anos de experiência, a médica hoje é dona e fundadora do Espaço Georgia Machado

Foto: Lino Vieira

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, Georgia Machado nem sempre pensou em seguir profissionalmente como cirurgiã plástica. Chegou a pensar primeiro em ser arquiteta. Depois, já na faculdade de medicina, considerou seguir na dermatologia. No entanto, ao longo dos estudos, foi percebendo cada vez mais sua afinidade e conhecimento em cirurgias, o que a levou a decidir pela especialização.

Com mais de 17 anos de experiência, a médica é hoje a proprietária e fundadora do Espaço Georgia Machado, um estabelecimento que oferece uma variedade de procedimentos estéticos, como ozonioterapia e botox. Dra. Georgia compartilhou sua trajetória na medicina, sua visão sobre autoestima e suas especializações em uma entrevista para a Frisson. Confira: 

Frisson: Quando a medicina surgiu em sua vida? Chegou a pensar em fazer outra faculdade?
Georgia Machado:
Estava em dúvida entre arquitetura e medicina, mas por me identificar mais com a área de saúde resolvi fazer medicina. Além disso, era o sonho da minha mãe, incentivadora e entusiasta pela minha ascensão na vida pessoal e profissional. 

Frisson: E quando surgiu o interesse pela cirurgia plástica?
Georgia Machado:
A priori pensei em fazer dermato, mas o meu primeiro estágio remunerado foi num pronto socorro. Onde consegui colocar em prática tudo que já havia aprendido. Então, logo veio o destaque em cirurgias e percebi que essa era a minha vocação. 

Frisson: Da sua graduação em medicina até hoje, o mercado passou por mudanças e transformações. Como você vem acompanhando essas inovações?
Georgia Machado:
Mantenho uma agenda intensa entre cursos de aprimoramento, congressos e estudos na área. Por mais que eu tenha 20 anos de atuação no mercado, aprender constantemente me aperfeiçoa. Uma hora eu ensino, em outras eu sou aluna, e em todos os momentos eu aprendo.

Frisson: Um destaque seu que apareceu na mídia foi sua participação no "Hands On Ribs". Pode falar um pouco da sua experiência no curso?
Georgia Machado:
Esse evento aconteceu em janeiro deste ano em Lima, no Peru. Foi o primeiro curso em remodelação costal, técnica inovadora, que proporciona uma melhora do contorno corporal, resultando em uma cintura ainda mais fina e acentuada. Interesse da grande maioria das pacientes que nos procuram.

Frisson: Você já fez outros cursos semelhantes?
Georgia Machado:
Sim, frequentemente, o último foi o congresso da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), que aconteceu agora em maio na cidade de Lisboa. Entre os participantes, estavam os grandes players de cirurgia plástica de contorno corporal do cenário nacional e internacional. Os hot topics brasileiros foram a Lipo com vários graus de definição, umbilicoplastia para conseguir uma abdominoplastia mais natural; UGRAFT, M.I.L.A. e técnicas atualizadas de mastopexia. Foi um momento também de grande confraternização. E, como faço parte dessa associação, fui prestigiar este primeiro Congresso Internacional da entidade. 

Frisson: Pode contar a história do Espaço Georgia Machado?
Georgia Machado:
Comecei nesse espaço em 2006, na época tinha uma sala locada na clínica, ao longo do tempo o consultório foi ficando pequeno para a demanda e ampliamos para o prédio inteiro, assim surgiu o Espaço Georgia Machado. Em 2008, aconteceu o primeiro grande ápice da minha carreira após a cirurgia plástica da Solange Almeida. De lá pra cá, foi só crescimento. Agora, chegou a hora de alçar novos voos e partir para um espaço maior e pensado estrategicamente para o conforto, a humanização e o atendimento do paciente em cada momento da jornada do seu procedimento. Em breve, estaremos em novo endereço com tudo novinho para tornar a experiência dos nossos pacientes ainda mais focada em suas necessidades.

Frisson: Na clínica, você usa tecnologias como bodytite e ultraformer. Pode falar um pouco das tecnologias utilizadas em seu espaço?
Georgia Machado:
Essas tecnologias são utilizadas principalmente para prevenção e tratamento da flacidez tissular, outrora não haviam tecnologias capazes de estimular a produção de colágeno e melhorar o aspecto da pele no intra-operatório.

Frisson: Você relaciona a cirurgia plástica com a autoestima, destacando-a como um “divisor de águas”. Mas como chegar a um equilíbrio entre a autoestima e a busca por um padrão inalcançável?
Georgia Machado:
A autoestima é super importante para o nosso bem estar psicológico e convívio com as outras pessoas. Nisso, a cirurgia pode ajudar muito, mas metas inalcançáveis só frustram e podem provocar distúrbios psiquiátricos. A clareza, com que passamos as informações, torna a experiência com a cirurgia plástica dos meus pacientes mais tangível, dando mais leveza ao nosso gerenciamento do pré ao pós-operatório.

Frisson: Falando sobre a autoestima, houve uma mudança nessa busca após a pandemia?
Georgia Machado:
Durante a pandemia observamos que aumentou bastante a procura por procedimentos. As pessoas perceberam que o bem mais precioso é a saúde e uma boa percepção da sua imagem. Os procedimentos de recuperação rápida são o futuro (já no presente) dos procedimentos estéticos.

Frisson: Quais são os procedimentos mais procurados por seus pacientes? E quais são os principais objetivos: estéticos ou por questões de saúde?
Georgia Machado:
Cirurgia de contorno corporal. Eu considero que ter uma boa relação com a sua autoimagem é uma questão de saúde física e mental.

Frisson: Quem é a Georgia Machado para além da medicina?
Georgia Machado:
Sou mulher, mãe, esposa, alguém com valores inegociáveis. Temente a Deus. Sou sincera e autêntica. Meu lazer é exercer minha profissão. Sinto-me empoderada quando estou operando. Tenho uma vida de agenda cheia, mas dedico tempo de qualidade para minha família e meus amigos. Só neste ano já foram dois cursos internacionais e alguns em outros estados, mas não abro mão de ter minha família por perto para aproveitarmos os momentos juntos.

PUBLICIDADE