HOME Notícias
Professor sobre bolsa de valores e empresário, Expedito Júnior fala sobre educação de investimentos

O empresário conversou com a Frisson sobre sua trajetória na economia, suas previsões para 2022 e dicas para quem deseja entrar nesse mundo financeiro

Foto: Lino Vieira

Investir é, antes mesmo de começar a ganhar dinheiro, uma viagem educacional. Entender o sistema financeiro, suas limitações, riscos e benefícios. Esse universo é uma das áreas do empresário Expedito Júnior, professor da Extend Academy, que ministra um curso sobre bolsa de valores com foco na educação e na independência financeira. 

Formado em TI e cursando Economia, o professor adquiriu seu conhecimento principalmente a partir de situações reais e a partir de seus próprios investimentos. 

O empresário conversou com a Frisson sobre sua trajetória na economia, suas previsões para 2022 e dicas para quem deseja entrar nesse mundo financeiro. Confira a entrevista: 

Frisson: Você é formado em TI, certo? Como se voltou para a área da economia e dos investimentos? 

Expedito Júnior: Apesar de ser da área de TI, sou empresário e passei 30 anos no setor do varejo, onde tive um crescimento financeiro substancial. E, em determinado momento da minha vida, estava com uma cifra considerável e não tinha conhecimento suficiente para saber o que fazer com o dinheiro (na época, tinha aplicações em torno de 1% ao mês). Foi quando conheci o mercado financeiro com uma postagem da Empiricus, falando do crescimento exponencial da Magazine Luiza (700% ao ano). Ali, percebi que tinha outros caminhos para trabalhar com o dinheiro que tinha. A partir desse momento, comecei a estudar o mercado e me especializei. 

Frisson: Poderia explicar a Extend Academy? O que é, quando foi fundada, seus serviços? 

Expedito Júnior: A Extend Academy é uma empresa fundada em 2015, com foco educacional, especializada no mercado de capitais (Bolsa de Valores B3), tendo como missão ensinar as pessoas a cuidarem de seu dinheiro. Creemos que o maior responsável pela gestão do dinheiro é o dono dele, missão essa que não pode ser terceirizada para outras pessoas ou instituições. Acreditamos também que o melhor investimento que uma pessoa pode fazer é no conhecimento. Temos muita responsabilidade com o que ensinamos. Mostramos em nossos cursos que as oportunidades existem, mas para isso, é necessário estudar bastante e ter paciência. Nunca incentivaremos ninguém a fazer algo sem a devida experiência. Fugimos de aventuras, ensinamos o que fazemos diariamente. Entregamos além do que prometemos, sempre focados no resultado dos nossos alunos.

Frisson: O termo “Bolsa de Valores” muitas vezes causa medo para quem não conhece. É uma situação complicada mesmo ou pode ser simplificada? 

Expedito Júnior: O novo sempre nos causa medo, mas quando você começa a estudar, garanto que em uma semana a sua cabeça muda com esse universo.

Frisson: Quando se fala em bolsa de valores, estamos falando de um conceito abstrato, um espaço físico, uma ação específica…? 

Expedito Júnior: Para que você possa entender melhor, em nossos cursos sempre comparo a um mercado convencional, onde se tem os vendedores de produtos variados e os compradores que vão naquele lugar para comprar. No mercado financeiro (Bolsa de Valores) é da mesma forma, existem vários “produtos” (ativos financeiros), os vendedores e os compradores. Tudo muito real, mas on-line.

Frisson: Quais dicas você daria para uma pessoa que está começando a investir? 

Expedito Júnior: Fazer seu primeiro investimento em conhecimento.

Frisson: Você fala muito sobre investimento, mas onde você mesmo investe? Indica alguma corretora, um estilo de investimento? 

Expedito Júnior: De um modo geral em renda fixa (fundos) e variável (mercado de ações, fundos variados). Sempre buscando a melhor rentabilidade possível, mas com foco na proteção do capital.

Frisson: Você ministra um curso sobre o básico da bolsa de valores. Pode explicar um pouco sobre a ementa? 

Expedito Júnior: Temos vários cursos, mas o IBOV é a porta de entrada para o mercado, destinado àquelas pessoas que não sabem nada de Bolsa de Valores. Neste curso abordamos vários temas, como Mindset (preparando a mente do aluno para esse universo), abrindo a conta na corretora, configuração do perfil do investidor, teorias e conceitos muito importantes para essa fase, história da Bolsa de Valores, regulamentação do mercado (CVM, Banco Central). Também análise técnica e de fluxo, teoria de Down, imposto de renda na bolsa, mercado de ações, montando uma carteira de investimentos, entre outros. 

Frisson: Economia, apesar de trabalhar com matemática, é um curso de humanas. Por que acha que ele se encaixa nessa definição?

Expedito Júnior: A educação financeira influencia diretamente na vida das pessoas, seja no profissional, seja na vida de uma família. O desequilíbrio financeiro causa insegurança, causa instabilidade emocional. Não estamos falando de números, mas sim da vida das pessoas. 

Frisson: Como a situação política também afeta a bolsa de valores e os investimentos em geral? 

Expedito Júnior: A política pública e econômica do país influencia o mercado financeiro. Os investidores estrangeiros têm interesse em nosso mercado. Temos empresas maravilhosas, porém precisam encontrar segurança e estabilidade para investirem. Infelizmente, atualmente não estamos conseguindo fazer a lição de casa. 

Frisson: E em relação à economia do Brasil, como você avalia a situação? 

Expedito Júnior: Prioridade dos políticos é a reeleição, os interesses do país ficam sempre em segundo plano. Não concordo com esse “calote” que está sendo apresentado na PEC dos Precatórios, com cara de socorro emergencial à população. Como cidadão temos que cumprir os pagamentos de impostos, sujeito a multas pesadas, mas o governo pode descumprir os compromissos com os precatórios de 2022? Isso é calote em pessoas e empresas que têm seus direitos assegurados pela justiça. 

Frisson: Para 2022, quais investimentos você recomendaria? 

Expedito Júnior: A recomendação de investimentos só pode ser feita por profissionais credenciados pela CVM. Como já falei acima, nosso foco é educacional. Minha recomendação é prudência.

Frisson: Também pensando no ano que vem, quais são os seus objetivos, tanto na Academy quanto na vida pessoal? 

Expedito Júnior: Nosso objetivo como empresa é expandir para outras cidades do Norte e Nordeste. Fazer os lançamentos on-line, dos cursos que hoje são presencial. Na minha vida pessoal, busco sempre a orientação de Deus para vida familiar e profissional.

 

PUBLICIDADE