HOME Notícias
Fundador do site “O Divulgador”, Paulo Bragança tem como foco as boas notícias; veja a entrevista:

Formando em turismo, mas comunicólogo por profissão, Paulo conversou com a Frisson e trouxe um pouco de sua história e da história de “O Divulgador”

Foto: Lino Vieira

Nascido no Rio de Janeiro, mas residente de Fortaleza há 21 anos, Paulo Bragança viu na internet uma possibilidade para compartilhar as boas notícias. Ciente da vasta programação cultural e de outros segmentos da Cidade, criou “O Divulgador”, marca que completa 10 anos em 2021 e que hoje é contemplada como site e webTV. 

Formando em turismo, mas comunicólogo por profissão, Paulo conversou com a Frisson e trouxe um pouco de sua história e da história de “O Divulgador”. Confira a entrevista: 

Frisson: Paulo, você é do Rio de Janeiro. Quando e o que te trouxe a Fortaleza?

Paulo Bragança: No final de 1999, depois de meus pais se separarem, minha mãe desejou retornar para sua terra, pois ela é cearense. Então, em maio de 2000, nos mudamos para cá. Como sempre, fui muito apegado às amizades, então para mim não foi uma mudança tão fácil. Mas por todo amor que tenho por minha mãe e sabendo que o sonho dela era voltar para Fortaleza e ficar perto de seu pai, nos mudamos.

Frisson: Foi fácil sua adaptação aqui em Fortaleza?

Paulo Bragança: Eu já conhecia algumas pessoas porque vinha uma vez por ano passar férias com minha mãe, para rever nossos familiares. Mas mudança de vez são outros quinhentos, tem a questão de estudos, trabalho e outras coisas mais. No caso do trabalho, eu logo consegui algo na área de comunicação visual e, meses depois, trabalhei numa multinacional onde fiquei por 12 anos. Falando agora dos estudos, essa parte não foi muito fácil, tive dificuldade em me adaptar com os cursos, faculdades e alunos, pois sou uma pessoa um pouco tímida, passei por umas quatro faculdades até finalmente chegar na Estácio e me identificar com o curso de Turismo.

 Frisson: Então você chegou a se formar em Turismo? Pode contar a sua história na área e o que te levou à escolha do curso?

Paulo Bragança: Se eu contar para vocês que essa relação com o Turismo vem desde quando eu estava na barriga da mãe, vocês acreditam? Pois meus pais viajavam Brasil afora de carro e acampando, experiência que para mim começou na barriga da mãe e seguiu durante meu crescimento. É uma área que sou apaixonado, pelas riquezas, história e descobertas de cada local que podemos, além de conhecer, divulgar e dar dicas para pessoas que queiram viajar ou conhecer. Por tudo isso que quando cursei Turismo, foi o curso que mais me identifiquei. Comecei a cursar Turismo em 2004 na FDH. A faculdade fechou e fui transferido para a Estácio. Nesse meio tempo, perdi pai e mãe e acabei trancando a faculdade, sendo que no ano passado, recebi uma ótima proposta da Estácio em nome da então coordenadora de Turismo Márcia Sousa, e acabei retomando os estudos, para finalmente neste ano de 2021 conseguir me formar.

Frisson: Qual sua atuação dentro do Turismo? Pode contar um pouco da sua trajetória?

Paulo Bragança: Na verdade foi durante o curso de Turismo, na disciplina de Planejamento e Produção de Eventos com a professora Cristina Penido, que detectei uma certa deficiência, na época, de um site ou fanpage que fizesse divulgação atualizada dos eventos que aconteciam na Cidade, o que me fez criar O Divulgador. Ele começou como página no Facebook, que divulgava toda a agenda com os principais eventos que iam acontecer na cidade. Um ano depois, a página se transformou num portal que além de divulgar a agenda de eventos, tinha cobertura fotográfica e colunas com conteúdo variado.

Frisson: E na comunicação? Como foi que você se encaminhou à essa área?

Paulo Bragança: Foi exatamente com o crescimento do O Divulgador. Vi que as pessoas gostavam muito de se ver nas fotos das coberturas, então vi a necessidade de criar O Divulgador TV, uma webTV focada na cobertura de eventos, mas não só entrevistando os artistas, mas também fazendo as pessoas se verem em nossas gravações, seja nos eventos ou em pautas mais específicas. Sempre fui uma pessoa muito tímida, mas como o crescimento da webTV e com influência de amigos como Beá Tomáz e Rwanyto Oscar, aos poucos fui ficando à frente das câmeras, primeiro entrevistando o público para pegar experiência, porque nada como a prática para nos desenvolver, e depois fui aos poucos entrevistando os artistas.

Frisson: Em meio a tantas entrevistas, poderia compartilhar conosco alguma situação inusitada?

Paulo Bragança: Vixe, tem várias, principalmente nas minhas primeiras entrevistas com os artistas. Em 2015 fui entrevistar o Zé Cantor no Aviões Sunset e era a primeira vez que eu lhe entrevistava, aí estava ele e a Walkyria Santos quando chamei ele algumas vezes de Zé do Cantor, tem uma parte que até foi ao ar, o vergonha. Fora isso tem o pessoal no Fortal em meio às entrevistas pedindo beijo e muitas outras comédias, basta darem um giro nos programas gravados em tv.odivulgador.net.

Frisson: Sobre o Divulgador, pode nos contar a história do site? 

Paulo Bragança: Ele começou como uma página do Facebook em 2011 divulgando os principais eventos de Fortaleza. Com o crescimento da visibilidade veio a necessidade de transformá-lo em portal no ano de 2012, com cobertura fotográfica de eventos e colunas abordando temas como música, decoração, direito e cultura. Em 2014 finalmente criamos nossa webTV O Divulgador TV, onde passamos a entrevistar grandes artistas e um público bem eclético. Este ano de 2021, diante de tantas adversidades, nós completamos 10 anos de história e muito sucesso. Graças a Deus!

Frisson: Como funciona a escolha das pautas do site? Há um foco em algum segmento específico?

Paulo Bragança: Nos focamos principalmente nas boas notícias de Fortaleza. Todo o material que recebemos das assessorias é filtrado por nossa equipe e depois direcionado para algum colunista ou publicado em nossa coluna Diário de Bordo. Temos diversas colunas com temáticas e colunistas específicos. Eles têm total liberdade nas pautas a serem abordadas em suas determinadas colunas. Abordamos temas como: games, saúde & bem estar, turismo, cultura, decoração, música popular e autoral, atualidades no mundo dos famosos e moda.

Frisson: Há um foco realmente em divulgação? Nesse sentido, o site dialoga mais com o Jornalismo ou com a Publicidade?

Paulo Bragança: Na essência O Divulgador nasceu da divulgação dos eventos. Um ano depois com o lançamento do site, veio a parte do jornalismo, pois passamos a criar conteúdo variado para as colunas. Acredito que seguimos mais a vertente do jornalismo informativo, que busca sempre levar as melhores informações ou dicas para os leitores. A parte da publicidade vem como consequência pelo crescimento da empresa e confiança na marca por parte dos parceiros.

Frisson: Quais valores e questões éticas você prioriza na sua produção?

Paulo Bragança: Tem assuntos como política e religião que evito ao máximo que seja pautado no portal. Acredito que são assuntos bastante polêmicos e que prefiro deixar para serem abordados pelos veículos que são especializados neste assunto.

Frisson: Há um foco em notícias boas em seu site, certo? Qual a importância desse foco na atualidade?

Paulo Bragança: Diante de tudo que estamos passando ultimamente, acredito que devemos levar algo positivo através de nossas notícias e dicas para que o dia a dia dos leitores seja mais leve.

Frisson: Pode falar um pouco sobre o Divulgador TV? Sua história, as principais pautas...

Paulo Bragança: Começamos com a webTV em 2014, gravando um programa piloto na festa Day Off, apresentado por Danielle Gondim e Wesley Pessoa, onde teve até entrevista com o DJ holandês Goodgrip. De lá pra cá, já são mais de 200 programas, entre cobertura de eventos, exclusivas com artistas, dicas de moda e alimentação saudável. Não posso negar que um dos principais eventos, e mais puxados sem, dúvidas é o Fortal, mas foi muito importante também para nós a gravação com Wesley Safadão direto do Pipa Paradise, no Rio Grande do Norte e o concurso de beleza Miss e Mister Continente Brasil, direto da Paraíba.

Frisson: Qual a maior dificuldade de trabalhar nesse ramo da comunicação?

Paulo Bragança: Conseguir seguir a velocidade da informação, onde tem novidade a cada segundo, e manter um grupo como O Divulgador com essa vibe maravilhosa, onde temos os colunistas, jornalistas, repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e toda a produção que juntos buscamos as melhores notícias para o público leitor. E diante de todo esse contexto, ainda temos que buscar sempre estar inovando e trazendo algum produto novo ou conteúdo exclusivo.

Frisson: Além de ser o idealizador do O Divulgador e estar à frente dele na direção executiva, você gerencia outro projeto em paralelo?

Paulo Bragança: Eu digo sempre que no grupo temos três empresas: o portal e webTV O Divulgador, que vocês puderam conhecer bastante nessa entrevista; temos uma agência de comunicação, com foco na gestão das redes sociais das empresas, chamada Odevê Comunicação; e o Paulo Bragança, que é a terceira empresa. Por conta de minha visibilidade e da confiança que as empresas têm em mim e na minha imagem, acabo fechando muitos trabalhos de divulgação através das minhas redes sociais ou com gravação de VTs, que são veiculados nas redes sociais dos meus clientes.

Frisson: Quais são seus projetos para 2021, tanto no site quanto além dele?

Paulo Bragança: O Divulgador esse ano completa 10 anos, então tínhamos planejado celebrar esses anos de história junto de nossos principais parceiros, clientes e amigos que fazem parte deste sucesso, sendo que por conta de tudo que estamos passando neste momento tão delicado, estamos aguardando um momento mais propício. Tudo que estamos passando nesta pandemia, nos fez valorizar ainda mais o nosso lar e criamos um projeto para transformação da minha casa, para se tornar oficialmente a sede do O Divulgador, com espaço para a equipe se reunir, produzir conteúdo e se confraternizar em nossa área de convivência. Quem estiver já acompanhando aqui e quiser saber mais informações sobre o projeto ou quiser fazer parte dele como parceiro, basta entrar em contato pelo whatsapp (85) 3013-1276 ou e-mail parcerias@odivulgador.net.

 

PUBLICIDADE