HOME Notícias
Estudante e empresária, Lara Ximenes acredita na Arquitetura como geradora de sensações

A entrevistada conversou com a Frisson sobre sua visão da Arquitetura, escritório e sua trajetória até o momento

Foto: Acervo Pessoal

Da ideia da Arquitetura como arte e como fator transformador no urbano, a graduanda em Arquitetura e Urbanismo Lara Ximenes construiu uma ideia própria da profissão. Ela, que neste ano co-fundou o escritório BX Arquitetura, cultiva o sonho de ser arquiteta desde criança e viu sua imagem da profissão se transformar a cada projeto, planta ou design. 

A estudante e empresária conversou com a Frisson sobre sua visão da Arquitetura, escritório e sua trajetória até o momento. Confira a entrevista: 

Frisson: Você diz que ser arquiteta sempre foi seu sonho. Mas qual foi seu primeiro contato com a profissão e o que te atraia tanto nessa ideia?

Lara Ximenes: Acredito que meu primeiro contato com a arquitetura veio através de viagens que fazia com minha família. Ficava encantada pela arquitetura dos locais e adorava imaginar como aquilo tinha sido feito. Me deslumbrava o poder que a arquitetura tinha em impactar a vida das pessoas. Lembro que em uma redação que fiz aos 10 anos, onde perguntava qual profissão eu iria querer cursar, já dizia que iria ser arquitetura. Cresci em uma família que meu pai, meu avô e meus irmãos todos eram engenheiros, então já nasci nesse mundo de obras. Na faculdade, também pude estagiar acompanhando a obra de um edifício, e em escritórios de arquitetura, e quando me vi vivendo isso, tinha certeza que estava no lugar certo. 

Frisson: Sua família é envolvida com engenharia. Como isso te influenciou na escolha da sua carreira? 

Lara Ximenes: Sempre gostei muito do lado das exatas, e tinha certeza que escolheria alguma profissão relacionada a isso. Minha família sempre me apoiou em todas minhas decisões, e me deixaram bem à vontade para escolher o curso que quisesse, mas a construção civil sempre fez parte da minha vida, e mesmo pequena já sabia da importância dela, e o impacto que ela tinha em mim. 

Frisson: Por já ter essa ideia desde pequena, ao entrar na faculdade, sua ideia sobre o que é Arquitetura mudou de alguma forma?

Lara Ximenes: Na verdade, minha visão sobre a arquitetura só se ampliou. Arquitetura é um mundo, com inúmeros ramos para se seguir, muito mais que apenas um luxo, desenhar, ou posicionar móveis, a arquitetura faz parte da vida e do dia a dia das pessoas. Os ambientes que vivemos são capazes de influenciar até mesmo no nosso humor. A arquitetura é capaz de gerar sensações, trazer conforto, bem estar, qualidade de vida ao usuário. Poder impactar e influenciar tanto na vida das pessoas, realizando seus sonhos e permitindo viver junto, é nossa maior satisfação. 

Entrei na Universidade de Fortaleza em 2015, e desde do começo fiquei realizada por esse universo que é a arquitetura, e o bem que ela é capaz de trazer para as pessoas, a arquitetura de interiores foi uma paixão que veio um pouco depois, mas que ganhou todo meu coração, poder transformar a vida, realizar sonhos, e fazer parte do dia a dia das pessoas, é realmente muito gratificante. 

Frisson: Você diz que se descobriu na arquitetura de interiores. Pode explicar um pouco mais sobre como você percebeu, o que você mais gosta na área…

Lara Ximenes: Tem um estudo que relata que cerca de 90% do tempo de vida do ser humano é vivido em ambientes internos, dessa forma dá para entender como a arquitetura de interiores é importante, né? Poder projetar um espaço que respeite a individualidade de cada pessoa, seja funcional, e tenha personalidade, vai muito além que apenas um ambiente bonito.

Frisson: Que outras áreas da arquitetura você gostaria também de fazer e por quê?

Lara Ximenes: Amo tudo que a arquitetura engloba. No escritório trabalhamos com arquitetura e com interiores, projetamos ambientes residenciais, corporativos e comerciais. É realmente muito prazeroso poder transformar a vida das pessoas por meio dos espaços. 

Frisson: A arquitetura pode ser considerada como uma arte? Por que? 

Lara Ximenes: Claro. A Arquitetura é a arte de projetar, de sonhar, de idealizar, de realizar. Na faculdade estudamos mais de sete cadeiras sobre a história da arte e da arquitetura, e podemos ver como elas estão associadas. A arte tem como finalidade passar alguma mensagem, significado para alguém, e a arquitetura não fica para trás. Um projeto tem o poder de transmitir sensações e sentimentos, assim como a arte.

Frisson: Pode explicar sobre a criação do escritório BX Arquitetura?

Lara Ximenes: A BX surgiu através de um sonho, meu e da minha sócia, Lia Borges. Na verdade nós já tínhamos a experiência de trabalharmos juntas, e minha sócia já tinha um escritório, no qual tivemos a oportunidade de trabalhar juntas também. Durante a pandemia, pudemos ver a possibilidade de unirmos nosso trabalho e criar nosso escritório, sempre tivemos uma ótima relação, e apresentamos os meus sonhos e desejos profissionais. Então acreditamos que essa sociedade veio para agregar ainda mais nos nossos projetos. 

Frisson: Que tipo de projetos vocês realizam? Pode falar um pouco do portfólio da empresa? 

Lara Ximenes: Realizamos projetos residenciais, comerciais, corporativos e de arquitetura. Nosso portfólio já apresenta vários projetos finalizados que foram realizados por nós enquanto a BX Arquitetura ainda não existia, e agora já estamos com alguns projetos, tanto de arquitetura como de interiores, em fases de criação para agregar ainda mais nosso portfólio. 

Frisson: Vocês abriram o escritório em 2020. Como foi para lidar com a pandemia do novo coronavírus? Quais foram os impactos? 

Lara Ximenes: Acreditamos que a pandemia também trouxe para todos um momento de reflexão mais voltado para si, um momento mais em casa, onde todos tivemos que nos adaptar a essa nova rotina. Nesse momento foi visto a necessidade por muitos de um lugar que tivesse mais personalidade, além de que fosse mais funcional para o dia, o que no dia a dia corrido, muitas coisas passavam despercebidas e foram à tona nesta pandemia. Sendo assim, a procura por projetos foi ainda maior, e assim, fomos tendo a certeza que esse momento era ideal para iniciarmos com esse novo escritório.

 

PUBLICIDADE