HOME Notícias
Rennata Feitosa lança seu primeiro livro em Fortaleza


Foto: Divulgação

Cearense radicada no Rio de Janeiro, Rennata Feitosa retorna a sua cidade natal para lançar seu primeiro livro: "No palco a Escola Dorcelina. A contribuição do teatro para a construção de um espaço de referência cultural na Cidade de Deus”. A obra, publicada pela Metanoia Editora, será lançada nesta sexta-feira, dia 21, das 16h às 19h, na Livraria Lamarca, em Fortaleza (CE).

A pesquisa que deu origem ao livro foi desenvolvida pela professora e escritora, na Escola Pública Municipal Dorcelina Gomes da Costa, que atende a comunidade Cidade de Deus, na periferia da cidade do Rio de Janeiro. O resultado rendeu sua tese de doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC) e agora estará disponível como publicação a todos os interessados na interlocução entre Teatro, Educação e Sociedade.

Esta pesquisa teórico-prática, produzida entre 2017 e 2019, reflete sobre uma experiência pedagógica, no contexto da educação pública, desenvolvida em uma perspectiva da ação cultural, pautada e inspirada na prática e na reflexão teórica do e sobre o Teatro Comunitário. Ela dialoga com autores clássicos e contemporâneos, referências na interlocução entre educação e teatro no Brasil, como Paulo Freire, Augusto Boal, Márcia Pompeo Nogueira, Marina Henriques e Tim Prentik.

O livro esboça o processo de transformação da Escola Dorcelina Gomes da Costa em um espaço de referência cultural pela e para a comunidade escolar e seu entorno. O processo, acompanhado pela pesquisadora, que, na época, era também professora na escola, constitui-se em uma prática desafiadora, onde o conhecimento em Artes Cênicas se tornou um dos principais fios condutores da construção do Projeto Pedagógico da instituição.

 
Sobre a pesquisadora
 
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT/UDESC), Rennata Lillya Feitosa de Souza é professora, há mais de dez anos, do Município do Rio de Janeiro e Orientadora Educacional Pedagógica no Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é, ainda, especialista em Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (RJ). É graduada pelo Curso de Tecnologia em Artes Cênicas, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), e em Pedagogia, pela Universidade do Vale do Acaraú (CE). A pesquisa lançada como livro foi orientada pelas professoras Dra. Márcia Pompeo (in memorian) e Dra. Tereza Franzoni, ambas do PPGT/UDESC.

PUBLICIDADE