HOME Notícias
Vila de Pescadores do Cumbuco recebe 3ª edição de CumbuCOR, com intervenções artísticas e exposições

A proposta é trazer mais cor à vila e transformá-la em um ponto turístico, de forma a expandir a cidade para um turismo cultural

Foto: Divulgação

Para colorir a cidade e revelar ainda mais o lado poético da praia, da pesca e da vida em si, a terceira edição do projeto CumbuCOR acontece na Vila de Pescadores do Cumbuco a partir desta segunda-feira, 16, e segue até o próximo dia 21. A proposta é trazer mais cor à vila e transformá-la em um ponto turístico, de forma que os visitantes não se limitem à faixa de areia, mas passem a visitar a vila, estimulando um turismo cultural. 

São quatro artistas que estão responsáveis pelos murais: Georgia Cardoso, artista cearense de origem indígena e especialista em muralismo; Marquinhos Abu, cearense membro do Coletivo Aparecidos Políticos e conhecido por sua atuação no Hip Hop cearense; Yara Pão, alagoana e um dos nomes em destaque no cenário do grafite contemporâneo; e Romildo Rocha, artista visual maranhense que utiliza o cordel e a xilografia como inspiração. 

Além dos murais, o CumbuCOR envolve uma exposição, intitulada “Cores que Transformam”, aberta no Centro de Apoio ao Turista do Cumbuco (CAT) desde o último sábado, 14, e que segue até o próximo 14 de setembro. 

Por fim, no dia 21 de agosto, encerramento da intervenção, os artistas convidados participam de uma masterclass às 11 horas e às 16 horas no CAT. A aula é aberta e gratuita. 

O projeto foi idealizado em 2018 com o objetivo de criar um evento que pudesse englobar o grafite, mas também outras linguagens e ações de forma que as pessoas se sentissem atraídas e convidadas a participar. “A gente nunca quis que fossem só os murais, mas que tivesse outras coisas envolvidas. Na primeira edição já conseguimos reunir oficinas de reciclagem, malabarismo, apresentações de teatro, musicais…”, indica o produtor cultural e artista visual mineiro Jr. Zapata. Ele, junto a sua esposa, a produtora cultural cearense Sara Beneduce, formam o coletivo que dá vida ao projeto.

Nesta edição, o CumbuCOR foi aprovado pelo edital municipal de Caucaia com verba vinda da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Por ser promovido de forma independente, o projeto conta também com contribuições financeiras de pequenas empresas. Para realizar uma doação de qualquer valor, basta enviar um pix para a chave cumbucor@gmail.com. 

Zapata acrescenta ainda que a ideia é que o evento seja não só para turistas, mas para todas as pessoas que desejem participar. “Nossa proposta é chamar atenção para a vila, trazer cultura para a comunidade, criar um turismo cultural… Mesmo quando as pessoas passem por aqui e não tenha a prática do kite, a gente espera que o Cumbuco continue em alta, estimulando a economia cultural”.

 

PUBLICIDADE