Com homenagem a manifestações culturais, Dia do Ceará é celebrado neste domingo de forma on-line

Data celebra neste ano os 222 anos de emancipação do Estado, antes subordinado a Pernambuco

Dança do Coco do Iguape é relembrado em apresentação neste domingo. Foto: Divulgação

A comida característica, as paisagens únicas, o artesanato original, a história singular e o bom humor particular. O Ceará é feito de natureza, cultura e, principalmente, de pessoas. E é por essa ideia que o Dia do Ceará, data que celebra neste ano os 222 anos de emancipação do Estado, antes subordinado a Pernambuco, é comemorado anualmente no dia 17 de janeiro. 

Promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) e pela a Secretaria de Cultura de Aquiraz, o festejo acontece no domingo, 17, a partir das 11 horas, nos canais de Youtube das secretarias. 

Pela pandemia do novo coronavírus, que resultou em um novo decreto mais rigoroso no que diz respeito ao distanciamento social e a aglomerações de duração até o próximo 31 de janeiro, a comemoração irá ocorrer inteiramente de forma on-line. No ano passado, ocorreram em diversos pontos do Theatro José de Alencar e de pontos de Aquiraz, primeira capital do Ceará. 

Entre os destaques da programação, está a apresentação de um vídeo sobre a exposição virtual "Um bem na terra, um bem no mar", em cartaz na Galeria Ramos Cotoco, um dos patrimônios imateriais da cultura popular de Aquiraz e que retrata o dia a dia da cultura do artesanato de renda de bilro e dos pescadores. O vídeo será exibido como uma das primeiras atrações, logo após o hasteamento da bandeira na Praça Matriz de Aquiraz.

O projeto também apresenta outros aspectos culturais inteiramente cearenses, como a Dança do Coco do Iguape, manifestação tradicional do Mestre Cabral e que vem sendo resgatada há cerca de 30 anos, e uma apresentação do Mestre Palhaço Pimenta, mestre da cultura natural de Eusébio e um dos grandes nomes da arte circense no Estado. 

Dia importante de celebrarmos nossa história, nossas identidades, relembrando o passado, para melhor compreender o presente e construção do nosso futuro", destaca a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, em nota enviada para a imprensa.

Serviço:
Dia do Ceará
Quando:
domingo, 17, às 11 horas
Onde: nos canais de da Secult e da Secult Aquiraz 

COMENTÁRIOS