Foto: Divulgação
A médica oftalmologista Daniella Lucena abraçou a campanha nacional "De olho no olhinho" e, durante toda a tarde deste sábado (21), esteve no Cariri Shopping conscientizando os pais e cuidadores sobre a importância da realização do teste do olhinho no rastreio do Retinoblastoma.
Segundo a especialista, a campanha é imprescindível para a conscientização sobre o diagnóstico precoce e êxito no tratamento. “Quanto antes descobrir, mais chances de cura”, ressalta ela.
O retinoblastoma é um tumor que se desenvolve na parte interna do olho, sendo mais comum em bebês. O diagnóstico precoce do retinoblastoma, além de aumentar as chances de cura, pode preservar a visão e o olho da criança.
A campanha "De olho no olhinho" tem como objetivo ensinar aos pais, avós e cuidadores a reconhecer os principais sinais e sintomas do câncer ocular na infância. São eles: leucocoria ou reflexo pupilar branco, também conhecido como olho de gato; desvio de um os dos dois olhinhos e vermelhidão ocular. Além disso, como é feito o rastreio e o diagnóstico.
Rastreio
O rastreio é feito através do teste do olhinho, o TRV (um teste garantido pelo Sistema Único de Saúde), realizado idealmente ainda na maternidade ou nas primeiras 72h de vida. Esse exame é indolor, rápido e não precisa de colírio para a sua realização.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através do mapeamento de retina, um exame que deve ser realizado entre o 6º mês e o primeiro ano de vida da criança. Nele, o médico oftalmologista avalia as estruturas internas do olho, como retina e nervo óptico.