HOME Notícias
"Sobre o metabolismo", por Dra. Maryna Landim Borges

Saiba mais sobre emagrecimento e metabolismo com o texto da Dra. Maryna Landim Borges

Foto: Divulgação

Você conhece pessoas que reclamam de ter um metabolismo lento e de que quase não comem nada, e não têm sucesso no emagrecimento? 

Ou você já conheceu pessoas que podem comer o que quiser — incluindo grandes porções de junk food — devido a um metabolismo rápido e aparentemente nunca ganha peso? 

Em ambos os casos, o indivíduo geralmente termina dizendo: "Não é justo!" E esses cenários levantam várias questões muito boas, que abordaremos no artigo a seguir!

O que é metabolismo?

Antes de tudo, é preciso entender o que é metabolismo. O metabolismo ou taxa metabólica é definido como a série de reações químicas em um organismo vivo que criam e decompõem a energia necessária para a vida. 

Mais simplesmente, é a taxa na qual seu corpo gasta energia ou queima calorias. E nossos corpos queimam calorias de várias maneiras:

- Através da energia necessária para manter o corpo funcionando em repouso, também chamado de taxa metabólica basal (TMB). Sua TMB é parcialmente determinado pelos genes que você herda;

- Por meio de atividades cotidianas;

- Através do exercício.

O metabolismo é parcialmente genético e em grande parte fora do controle de alguém. Mudá-lo é uma questão de debate considerável. Algumas pessoas têm apenas sorte. Eles herdaram genes que promovem um metabolismo mais rápido e podem comer mais que os outros sem ganhar peso. Outros não têm tanta sorte e acabam com um metabolismo lento.

Seu "motor"

Uma maneira de pensar sobre o metabolismo é ver seu corpo como um motor de carro que está sempre funcionando. Quando você está sentado quieto ou dormindo, seu motor está lento, como um carro em um semáforo. 

Uma certa quantidade de energia está sendo queimada apenas para manter o motor funcionando. 

Claro, para os humanos, a fonte de combustível não é a gasolina. São as calorias encontradas nos alimentos que comemos e nas bebidas que bebemos. E é essa energia que pode ser usada imediatamente ou armazenada (especialmente na forma de gordura) para uso posterior.

A velocidade com que o "motor" do seu corpo funciona em média, ao longo do tempo, determina quantas calorias você queima. Se o seu metabolismo for "alto" (ou rápido), você queimará mais calorias em repouso e durante a atividade. 

Um metabolismo elevado significa que você precisará ingerir mais calorias para manter o peso. Essa é uma das razões pelas quais algumas pessoas podem comer mais do que outras sem ganhar peso. 

Uma pessoa com metabolismo "baixo" (ou lento) queima menos calorias em repouso e durante a atividade. Portanto, precisa comer menos para evitar o excesso de peso.

Você sabia?

Pessoas magras tendem a ser mais ativas durante as atividades diárias do que pessoas que estão acima do peso. Eles tendem a se mover mesmo quando não estão envolvidos em atividades físicas. 

Se essa tendência de se mover mais ou menos é geneticamente programada ou aprendida permanece incerto. Mas pode adicionar ou subtrair centenas de calorias por dia.

Pessoas obesas gastam mais calorias, em média, do que pessoas magras durante a maioria das atividades, em parte porque exige mais esforço para se movimentar. Mas eles tendem a ser mais sedentários, o que torna mais difícil se livrar da gordura corporal.

Metabolismo e emagrecimento

A crescente onda de obesidade não pode ser atribuída inteiramente a uma tendência hereditária de ter um metabolismo lento. 

Será que o seu metabolismo não te deixa emagrecer?

Os genes não mudam tão rapidamente. Algo ambiental — particularmente, mudanças na dieta e poucos exercícios físicos — são os culpados muito mais prováveis.

A realidade é que, para a maioria das pessoas, o excesso de peso não se deve apenas à má sorte, a problemas na tireoide ou a algum outro fator externo inexplicável e incontrolável.

É uma contabilidade simples envolvendo calorias ingeridas e calorias eliminadas que determina as mudanças no peso ao longo da vida.

Independentemente de seu metabolismo ser rápido ou lento, nossos corpos são projetados para armazenar o excesso de energia nas células de gordura. Portanto, se você comer e beber mais calorias ("ingestão" de energia) do que o seu corpo gasta ("produção" de energia), você ganhará peso. 

Por outro lado, se você comer e beber menos calorias do que as queimadas nas atividades diárias (incluindo exercícios, descanso e sono), você perderá peso. 

O corpo também pede comida. Em resposta, nossa TMB desacelera, o que significa menos calorias queimadas ao longo do tempo. Essa é uma das razões pelas quais perder peso costuma ser difícil.

Pequenas quantidades e grandes diferenças

Talvez a coisa mais notável sobre tudo isso seja quão pouco nosso peso tende a mudar de dia para dia. Mas, na verdade apenas algumas calorias em excesso por dia podem levar a um ganho de peso significativo no final de um ano. 

Por exemplo, comer uma maçã a mais a cada dia levaria a um ganho de peso de quase 4 quilos ao final de um ano! Da mesma forma, mesmo uma pequena redução nas calorias por dia pode levar a uma notável perda de peso. Eliminar a sobremesa um dia por semana levaria à perda de peso de quase 2 quilos por ano.

Por exemplo, existem muitas teorias para explicar o que controla a quantidade de comida que uma pessoa ingere, quando ela se sente saciada e por que ela come além do ponto de se sentir saciada. 

Comece hoje uma vida melhor!

Esses fatores também desempenham um papel na determinação do peso final de uma pessoa. Uma teoria é que cada um de nós tem um ponto definido — um peso no qual o corpo está "feliz". 

Se você perder peso, sentirá fome até voltar ao seu peso inicial. Essa pode ser outra razão pela qual é tão difícil perder o excesso de peso. Mas como esse ponto de ajuste é determinado e se realmente existe tal mecanismo permanecem incertos.

Quando se trata de peso, o metabolismo é importante e tem um componente genético. Se você pode alterar sua taxa metabólica, no entanto, é uma questão de considerável debate. 

Obviamente, você pode alterar a forma como equilibra as calorias ingeridas em relação às queimadas durante a atividade, o que pode alterar seu peso. 

Espero ter contribuído para a sua saúde e seu aprendizado sobre como funciona o seu corpo! Nada melhor do que o conhecimento para nos fazer mudar!

Fiquem com Deus,

Dra. Maryna Landim Borges

PUBLICIDADE