HOME Notícias
Retiro Shalom para Sacerdotes Diocesanos e Religiosos reúne padres de 35 dioceses e arquidioceses


Foto: Divulgação

"O Retiro Shalom para Sacerdotes recebeu esse ano 48 padres. Homens de Deus, dedicados à missão da Igreja que precisam de momentos fortes de oração para refazer suas forças e continuar seu caminho de doação. Como acontece todos os anos, a experiência renovada com o Espírito Santo de Deus favoreceu um novo entusiasmo na vida sacerdotal. A Comunidade Católica Shalom, por meio do fundador e de outros irmãos que pregaram e serviram no Retiro, continua humildemente colocando o seu carisma a serviço da Igreja e, nessa ocasião, mais especificamente serve ao clero. Os frutos que colhemos são sacerdotes renovados em seu vigor sacerdotal", explica Padre Denys Lima, coordenador do retiro.

Este evento anual proporcionou uma profunda imersão espiritual, marcada por celebrações, momentos de reflexão e pregações de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom e membro do Pontifício Conselho para a Evangelização na Santa Sé;  Angélica, formadora geral da Comunidade Shalom, e padre Antônio Furtado, todos conduzidos pelo zelo pastoral de Padre Denys Lima e a dedicada equipe do setor Sacerdotes Shalom.

Fraternidade e Espontaneidade: O tom do Retiro

Numa atmosfera impregnada de fraternidade e espontaneidade, o retiro desdobrou-se em celebrações penitenciais, oportunidades de confissão entre os padres e momentos de koinonia, tecendo uma teia de comunhão espiritual. Uma experiência única surgiu com a oração individual ministrada por senhoras intercessoras, que, com devoção, guiaram os padres em suas preces individuais.

Conhecendo a Diaconia Geral

A programação estendeu-se para além do CEST, proporcionando aos sacerdotes uma visita a Diaconia Geral, sede do Governo Geral da Comunidade Shalom, localizada na cidade de Aquiraz. Além da visita, os padres  receberam a oração de efusão do Espírito Santo na Igreja do Ressuscitado.

Jornada de Quilômetros e Fé: A Experiência do Padre Rodrigo Ribas

Vindos de diversas distâncias, como o Padre Rodrigo Ribas da Diocese de Ponta Grossa (PR), que percorreu mais de 3 mil quilômetros, a jornada física foi também uma jornada espiritual. Em suas palavras, "Participar do Retiro Shalom para Sacerdotes sempre foi um desejo meu, desde que fui ordenado, há 4 anos. Foram dias de profunda experiência de Deus através das pregações, orações e testemunhos. Eu sou muito grato ao carisma Shalom que para mim é uma via de santidade e, estar no retiro a partir do carisma, foi para mim um abastecimento do coração para retornar à minha comunidade". 

Oração e esponsalidade

Moysés Azevedo abriu o retiro com o seu testemunho e pregou em outros momentos sobre oração e esponsalidade,  utilizando a metáfora das 4 cordas do coração de Elisabeth da Trindade. Desde a condição de ser filho até a exclusividade de ser esposo, ele destacou o papel crucial da oração na manutenção da vida espiritual. 

Testemunhos que Transformam: A Graça do Retiro na Vida do Padre Luiz Francisco Fraga

O Padre Luiz Francisco Fraga, de Florianópolis, partilhou uma experiência profunda no Retiro.  Descreveu o impacto da vivência, levando consigo uma estola representando os cinco pães e dois peixes, símbolo de oferta humilde diante de Deus. Emocionado, revelou que sua oferta insignificante encontrou eco nas pregações de Moysés Azevedo, culminando em lágrimas diante do reconhecimento divino.

"Testemunho que fui alcançado novamente, mas de um modo novo pelo amor de Deus. Nunca havia participado, e por isso, criei uma expectativa, a qual não se realizou, porque aquilo que Deus mesmo operou e as graças que me concedeu ultrapassou de longe qualquer expectativa", relata o sacerdote, atualmente em missão em Macapá.

"Levei comigo para o Retiro uma estola com a pintura dos cinco pães e dois peixes, como o menino que faz sua pequena oferta, mas que fica maravilhado com tudo aquilo que está acontecendo diante de seus próprios olhos: uma multidão sendo alimentada depois que a sua insignificante oferta é posta nas mãos de Jesus. Não pude conter as lágrimas diante de um primeiro sinal: já na primeira pregações, no final o Moysés apresentou justamente esse mesmo episódio, esse sinal foi a abertura dos outros que Deus foi revelando. Antes do Retiro, rezando a Liturgia das horas me deparei com a seguinte antífona: 'Deus vem a nós e nos fala abertamente'", finaliza o padre contemplado que, de fato, Deus falou com ele neste retiro. 

Próximo Retiro Shalom para Sacerdotes Diocesanos e Religiosos

O próximo Retiro Shalom para Sacerdotes Diocesanos e Religiosos está agendado para 4 a 8 de novembro de 2024, novamente no CEST. Para mais informações, os interessados podem acessar o perfil @sacerdotesshalom nas redes sociais.

PUBLICIDADE