Silmara Cruz usa inovação para transformar óculos de grau em acessório de moda; confira entrevista
A empresária, natural do Piauí, mas residente em Fortaleza, conversou com a Frisson sobre a criação da empresa e suas ideias para o futuro

Foto: Lino Vieira
Mais do que ajudar a visão, os óculos de grau têm alto potencial para serem um acessório de moda. Muitas vezes deixados de lado nos desfiles e coleções, quem necessita dele para enxergar o mundo acaba ficando à mercê de poucas opções de modelo que não dialogam com o resto do vestuário.
Pensando dessa forma, a empresária Silmara Cruz aproveitou a experiência no ramo ótico que possuía após trabalhar na loja de seu marido para criar a SC, empresa que foca na inovação do ramo ótico para conseguir atender a essa falta no mundo da moda.
A empresária, natural do Piauí, mas residente em Fortaleza, conversou com a Frisson sobre a criação da empresa e suas ideias para o futuro. Confira:
Frisson: Antes de entrar no segmento ótico, em qual carreira você pensava em seguir ou seguia?
Silmara Cruz: Iniciei no ramo ótico muito nova, com apenas 19 anos, e sempre fui apaixonada por esse segmento. Mas quando mais nova, tinha o sonho de ser professora.
Frisson: Pode falar um pouco sobre a criação da SC?
Silmara Cruz: Estou no segmento ótico há 30 anos e sempre me vi muito presa nas minhas lojas físicas e isso me incomodava. A família do meu marido já era muito conhecida no segmento ótico, então comecei a trabalhar e me apaixonar cada vez mais por óculos, tendo a visão de sempre estar estudando. Eu vi que dentro da loja eu não teria muito espaço para crescer, então comecei a pensar, em 2016, em fazer um trabalho personalizado. Eu levo para o cliente a facilidade e ajudo ele a escolher um óculos para seu formato de rosto. Cada vez mais, fui me apaixonando. Aí pensei: ‘por que não criar minha própria marca?”.
A minha inspiração sempre foi o mundo da moda das grandes marcas, e vi que meu perfil eram de pessoas que queriam aumentar a autoestima e usar o óculos como acessório.
Frisson: Você fala que é consultora de imagem e visão. O que exatamente seria esse segmento?
Silmara Cruz: O profissional de consultoria de imagem realiza um estudo sobre a imagem atual de seu cliente e, ao mesmo tempo, identifica qual a imagem que ele deseja atingir. Assim, o ajuda a traduzir a identidade, afirmando o seu estilo pessoal.
Frisson: Os óculos de grau muitas vezes não necessariamente são trabalhados no mundo da moda. Pode falar sobre como ele pode sim ser um acessório?
Silmara Cruz: Antes falávamos que óculos de grau era apenas um acessório feio para corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo, capaz de estragar qualquer visual, e a única alternativa a tal “problema” era o uso de lentes de contato, que na maioria das vezes incomodam e não são todas as pessoas que podem usá-las. O mito de que os óculos são apenas “um mal necessário” caiu por terra. Hoje você pode tirar proveito da sua dificuldade para enxergar bem, e utilizá-los para ajudar a incrementar o seu visual.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por S I L M A R A C R U Z (@silmaracruzsc)
Frisson: Você percebe uma mudança de significado dos óculos de grau para seus clientes?
Silmara Cruz: Sim, a consultoria de imagem e visão busca despertar o autoconhecimento. Com isso, consigo ressignificar o uso do óculos de grau, que antes era para correção de defeito refrativos, e hoje está cada vez mais ligado ao mundo da moda.
Frisson: Pode falar sobre o crescimento da SC?
Silmara Cruz: O crescimento SC visa na qualidade do produto e em ser referência em consultoria de imagem e visão. Estou sempre atualizada no mudo da moda e com novidades e tecnologia para meus clientes!
Frisson: Você fala de inovação. O que seria exatamente essa inovação no segmento ótico?
Silmara Cruz: Antes o segmento ótico tinha seu principal foco de atuação na saúde visual, atendido pelos óculos de grau e pelas lentes oftálmicas. Hoje, além das correções refrativas, os óculos viraram acessórios, acompanhando a moda e a beleza visual. Sou muito procurada por pessoas que não tem a necessidade de usar óculos com grau, por exemplo, mas que querem usá-lo como um acessório para compor um look. Todas as armações são em chapa em acetato italiano com materiais maravilhosos.
Frisson: Pode falar dos seus modelos? Como eles usam as cores, materiais, formatos… E seus produtos são somente óculos de grau ou também outros tipos?
Silmara Cruz: Procuro sempre estar ligada nas novidades do mundo da moda para proporcionar aos meus clientes opções de produtos diferentes e estilos que possam harmonizar com cada formato de rosto. Também tenho uma variedade de cores que podem combinar e agradar cada um. E além dos óculos de grau, tenho uma diversidade de óculos esporte.
Frisson: Como funciona um atendimento? Qualquer pessoa consegue ter acesso? Se sim, por quais canais?
Silmara Cruz: Meu atendimento funciona por agendamento, que pode ser feito pelo whatsapp ou pelo direct do instagram. Qualquer pessoa através desses canais consegue agendar um atendimento comigo.
Frisson: Você mencionou que tem clientes famosos. Pode citar alguns nomes e quais serviços e produtos você ofereceu para eles?
Silmara Cruz: Thyane Dantas, Dani Gondim, Luis Victor, Marcos Lessa, Katia Cilene, Mara Pavanelli, Mirella Vieira, Innessa Pontes, Livia Benício, Thais Oliveira… Esses são alguns parceiros. Meu atendimento entre famosos e anônimos não tem distinção, sempre levo a todos os clientes e parceiros o meu conhecimento e tento atender as expectativas de cada um.
Frisson: Você fala de um planejamento para crescer, com novos objetivos. Pode falar mais desses objetivos?
Silmara Cruz: A marca SC tem muitos objetivos que ainda vão ser colocados em prática. Precisamos dar um passo de cada vez. Um dos objetivos é expandir para outros estados levando o diferencial da nossa curadoria e armações estilo diferenciada exclusiva tudo com excelência!
Confira as fotos
Fotos 1–12 de 13
















