Cine Ceará anuncia novo formato e abre inscrições
Foto: Divulgação/Arlindo Barreto As inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 30ª edição do Cine Ceará – Festival

As inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema já iniciaram, nesta segunda-feira, dia 3, e seguem até o próximo dia 8 de setembro. Neste ano o evento acontecerá de 28 de novembro a 4 de dezembro, em novo formato, presencial e virtual.
Por conta do isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, o festival está previsto para acontecer presencialmente em Fortaleza, Ceará, seguindo as orientações das autoridades sanitárias no período do evento. A programação virtual será transmitida pelo Canal Brasil, que tem uma longa parceria com o Cine Ceará, através da plataforma Canal Brasil Play (www.canalbrasilplay.com.br). Os filmes das mostras competitivas ficarão disponíveis por 24 horas. Haverá também atividades nas mídias sociais do festival e de parceiros.
As inscrições são gratuitas, através de cadastro no website www.cineceara.com, onde estão disponíveis o formulário de inscrição online e o regulamento. A exemplo da última edição, o 30º Cine Ceará reservará no mínimo 30% de participação para mulheres diretoras nas mostras competitivas. A curadoria do festival prioriza trabalhos inéditos.
Podem ser inscritos na Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem filmes de animação, ficção, documentário ou experimental de produtores ou diretores ibero-americanos (países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha) concluídos a partir de 2019 com duração mínima de 60 minutos.
A Competitiva Brasileira é aberta a curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2019, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do Cine Ceará. Podem se inscrever produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos.
Os filmes de curta e longa-metragem cearenses inscritos que não forem selecionados para estas mostras, serão submetidos a nova análise da comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará.
















