Foto: Frisson
O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), renunciou ao mandato de deputado estadual nesta terça-feira, 31, para assumir a Prefeitura de Fortaleza. Leitão também presidia a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A renúncia era necessária para a sua posse como prefeito. A vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), já havia renunciado ao seu cargo. "Encerro o ano e a minha passagem pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a nossa Alece, muito feliz por tudo o que pude viver, aprender e entregar nesses 10 anos dedicados ao Parlamento", escreveu o ex-deputado em suas redes sociais.
Com a saída de Evandro Leitão, quem assume a presidência da Alece é o 1º vice-presidente, o deputado estadual Fernando Santana (PT). No entanto, em fevereiro, Fernando Santana se afastará do cargo para assumir a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará. Nesse cenário, o deputado estadual e presidente eleito da Casa, Romeu Aldigueri (PDT), assumirá o comando da Alece para o biênio 2025-2026.
Confira a nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Ceará:
- Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
- 1º vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
- 2º vice-presidente: Larissa Gaspar (PT)
- 1ª secretaria: De Assis Diniz (PT)
- 2ª secretaria: Jeová Mota (PDT)
- 3ª secretaria: Felipe Mota (União Brasil)
- 4ª secretaria: João Jaime (Progressistas)
- Vogal: Luana Régia (Cidadania)
- Vogal: Emília Pessoa (PSDB)
- Vogal: David Durand (Republicanos)
A escolha de Aldigueri para a presidência da Alece foi marcada por polêmicas entre os líderes da base do governador. O senador Cid Gomes (PSB) se manifestou contra a indicação de Fernando Santana para o cargo de presidente da Casa, alegando que não houve consulta aos aliados. Cid e outros membros da base passaram a criticar o acúmulo de cargos nas mãos do PT.