HOME Notícias
Apple revoluciona ao anunciar ChatGPT integrado ao iPhone. Saiba as novidades

A Apple anunciou, durante o WWDC, evento anual da empresa para desenvolvedores, nesta segunda-feira (10), um conjunto de recursos para iPhone, iPad e Mac focado em inteligência artificial, o intitulado Apple Intelligence. Entre as novidades, uma integração da assistente Siri com o ChatGPT, robô interativo da OpenAI, que será liberada este ano para iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia e usará o GPT-4o, a versão mais recente do modelo de inteligência artificial da OpenAI, que se tornou mais rápido para ouvir, conversar e descrever objetos. O ChatGPT poderá ser usado para responder a comandos na Siri e criar textos ou imagens, desde que com a autorização do usuário para preservar a privacidade.
 
A Apple informou que a Siri recebe mais de um bilhão de comandos diariamente e que a novidade permitirá mais agilidade e relevância para marcar a nova era para a assistente. O Apple Intelligence, por exemplo, irá facilitar tarefas do cotidiano ao levar inteligência artificial para recursos de sistemas da empresa.
 
Os avanços permitirão o envio de texto e voz na Siri, que poderá analisar o que aparece na tela, reescrever mensagens com tom informal, profissional ou conciso, resumir textos em tópicos ou tabelas, selecionar informações importantes com opções de mensagens e notificações prioritárias, definir informações importantes com opções de mensagens e notificações prioritárias, criar emojis a partir de comandos de texto com o recurso Genmoji e eliminar objetos que aparecem no fundo de imagens. 
 
Apple destaca avanços e possibilidades
 
A Apple anunciou ainda um gerenciador de senhas para reunir informações de acesso a sites e aplicativos, além de oferecer alertas sobre senhas fracas, repetidas ou que já apareceram em vazamentos de dados. Na tela inicial, os ícones de aplicativos poderão ser posicionados em qualquer lugar. Os atalhos serão exibidos nas cores definidas pelos usuários. A Central de Controle, que permite acesso a Wi-Fi, Bluetooth, controle de som, brilho, entre outros, terá um visual mais leve, com ícones arredondados e opções para personalizar o tamanho dos atalhos. 
 
O watchOS 11, sistema do Apple Watch, passa a ter um recurso para a intensidade e a duração de exercícios a fim de avaliar o desempenho com atividades físicas. A nova versão também analisa os resultados com base no nível de esforço desejado. O novo aplicativo Vitals permite visualizar informações da saúde ao longo da semana na tela inicial do aparelho e exibir alertas em caso de os resultados serem preocupantes.
 
De forma inédita, o iPad passa a ter aplicativo nativo de calculadora (incluindo a científica) a partir do iPadOS 18, semelhante ao que já está no iPhone e suporta a caneta Apple Pencil. O sistema também ganha o recurso Math Notes, que funciona como um assistente para exercícios de matemática, capaz de oferecer respostas para atividades, criar gráficos e entender variáveis. 
 
As novidades da Apple incluem ainda o visionOS, nova versão do sistema para os óculos de realidade virtual Vision Pro. A expansão da tela do MacBook para o Vision Pro deixará a visualização mais imersiva. Os óculos chegarão para outros 13 países, porém os usuários brasileiros precisarão esperar um pouco mais, visto que o Brasil não está nesse grupo. Sobre o macOS Sequoia, será possível navegar no iPhone pela tela do Mac. Quanto ao aplicativo Fotos, passa a ter mais organização, possibilitando criar pastas específicas por segmentos.
PUBLICIDADE