HOME Notícias
Sem mortes por Covid-19 há uma semana, Fortaleza apresenta menor letalidade mensal em abril

Abril de 2022 apresentou a menor letalidade mensal desde o início da pandemia, quando foram confirmadas 14 mortes pela doença

Foto: Divulgação

Fortaleza não registrou nenhuma morte em decorrência da Covid-19 entre os dias 3 e 9 de maio, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda, segundo a Secretaria, abril de 2022 apresentou a menor letalidade mensal desde o início da pandemia, quando foram confirmadas 14 mortes pela doença. 

Com uma queda no número de casos desde o fim da terceira onda, período no qual se refere o aumento abrupto causado pela variante ômicron no fim de 2021, o Ceará vem registrando uma queda nos casos confirmados desde o fim de fevereiro. 

Segundo o médico epidemiologista Antônio Lima, entrevistado pela Secretaria, os bons resultados da Capital são devido à cobertura vacinal.“Atualmente, alcançamos um estágio de muito baixa mortalidade. Óbitos são eventos raros. O aumento da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias, incluindo dose de reforço para a população de 18 anos ou mais e, especialmente, na população infantil, continua sendo a estratégia crucial para consolidar o controle da doença”, enfatiza.

Os bons resultados foram também celebrados pelo prefeito José Sarto (PDT), enfatizando a vacinação. “A vacinação tem sido a melhor estratégia contra a Covid-19. Por isso, reforçamos o pedido para que todos os fortalezenses mantenham o cartão de vacinação atualizado. Juntos, venceremos esse desafio!”, destacou, em suas redes sociais. 

No total, 2,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose em Fortaleza, 2,1 milhões a segunda e 1,3 milhão a terceira, e mais de 20 mil pessoas a quarta. Os dados da Secretaria Municipal divergem, entretanto, com os da Secretaria Estadual de Saúde, de forma que não é possível realizar um cruzamento seguro das informações para comparação. 

A positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, entre os dias 3 e 9 de maio, analisadas apenas pelos laboratórios da rede pública, foi de 1,1%, um aumento leve em comparação à última semana (26 de abril e 2 de maio de 2022), de 0,5%. A média móvel atual é de 11,6 casos.

Segundo dados da Sesa, em Fortaleza há apenas duas pessoas aguardando leitos de UTI e 12 aguardando transferência para leitos de enfermaria. No total, a cidade já acumulou mais de 361 mil casos de covid e 11 mil óbitos.

 

 

PUBLICIDADE