HOME Notícias
Fortaleza conclui vacinação contra gripe e população deve aguardar campanha de 2022 para novas doses

Com a finalização das doses, a campanha se encerra e a população deverá aguardar a remessa de 2022 para se vacinar contra a doença de forma gratuita

Foto: Divulgação

Fortaleza finalizou, na última segunda-feira, 3, a campanha de vacinação contra a gripe de 2021. No total, foram 822.484 doses aplicadas para fortalezenses de até seis meses de vida. Com a finalização das doses, a campanha se encerra e a população deverá aguardar a remessa de 2022 para se vacinar contra a doença de forma gratuita. A vacinação, entretanto, segue na rede particular. 

A campanha conseguiu contemplar 84,4% do público alvo, imunizando a população contra a Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B. Entretanto, em 2022, a H3N2 apresentou uma nova variante, chamada Darwin. A mutação tem sido responsável por grande parte do surto de gripe do Ceará e ainda não possui vacina. 

A partir de agora, a Prefeitura aguarda novas orientações estaduais e federais sobre a campanha de 2022. Com início no dia 12 de abril de 2021 pelos grupos prioritários, a imunização ficou disponível para a população geral no dia 12 de junho. 

Sobre o início da campanha de 2022, a Secretaria de Saúde do Estado indicou que depende do Governo Federal. A Frisson mandou e-mail para o Ministério da Saúde perguntando sobre uma possível previsão para o início da imunização, e aguarda resposta. 

Variante H3N2
Apesar de não ser necessariamente mais perigosa, a variante da H3N2 não faz parte da cobertura vacinal dos imunizantes aplicados na Campanha Nacional de Imunização do Brasil, fato que vem resultando em um surto de gripe pelo País e em outros locais do mundo.

Os sintomas são similares aos de uma gripe normal, como febre, calafrios, tosse e dor de garganta. Ainda, por se aproximar da Covid-19, a Secretaria de Saúde orienta que sejam tomadas as devidas precauções, como distanciamento social e uso de máscaras.

PUBLICIDADE