HOME Notícias
Pfizer assina contrato com Eurofarma para produzir vacina contra Covid-19 no Brasil

A Eurofarma deverá receber insumos de instalações dos Estados Unidos e a previsão é que a empresa, em plena capacidade, produza pelo menos 100 milhões de doses anualmente

Foto: Folhapress

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira, 26, que a vacina contra Covid-19 das fabricantes deverá começar a ser produzida no Brasil em 2022. O anúncio ocorre após as empresas fecharem contrato com a farmacêutica brasileira Eurofarma, que irá produzir o imunizante e distribuir exclusivamente por toda a América Latina. 

Segundo comunicado das empresas, a Eurofarma deverá receber insumos de instalações dos Estados Unidos e a previsão é que a empresa, em plena capacidade, produza pelo menos 100 milhões de doses anualmente. 

Este será o terceiro imunizante contra Covid-19 a ser produzido no Brasil. A CoronaVac é produzida no Instituto Butantan, em São Paulo, uma parceira entre a entidade e o laboratório chinês Sinvoac. Já a AstraZeneca é produzida pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, com parceria com a Universidade de Oxford. 

“Todos – independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia, merecem acesso às vacinas contra a covid-19 que salvam vidas. Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos – nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como esta para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”, indicou Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, em comunicado oficial. 

Segundo a Eurofarma, a instalação começará de forma imediata. A produção acontecerá em Itapevi (SP).

O imunizante da Pfizer/BioNTech é o único autorizado no Brasil a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos. De acordo com dados do Localiza-SUS, pelo menos 30 milhões de doses da Pfizer foram aplicadas no País, o que representa 17% de todas as vacinas aplicadas no Brasil. Até o momento, a Pfizer e a BioNTech já enviaram mais de 1,3 bilhão de vacinas para mais de 120 países.

PUBLICIDADE