HOME Notícias
Alvo de investigação, Ricardo Sales pede demissão do Ministério do Meio Ambiente

Salles é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente favorecer apreensão ilegal de madeira

Foto: Divulgação

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles foi exonerado do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, 23. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União e indica que a saída foi a pedido de Salles. O administrador Joaquim Alvaro Pereira Leite, que ocupada o cargo de secretário da Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais, irá substituir o ex-minsitro. 

Salles é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), por supostamente ter atrapalhado investigações sobre apreensão ilegal de madeira na Amazônia e por ter favorecido empresários do setor de madeiras com o objetivo de regularizar cargas apreendidas no exterior. Na Operação Akuanduba, que foi deflagrada em maio e que possui como relator o ministro Alexandre de Moraes, o ex-ministro é alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancários e fiscal quebrados. 

Na última quinta-feira, 17,  o delegado responsável pela operação que fez buscas contra o ex-ministro, Franco Perazzoni, foi dispensado do comando da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal no Distrito Federal. Apesar da suspensão, o delegado segue comandando investigações que já estavam sob sua supervisão. 

PUBLICIDADE