HOME Notícias
Ceará recebe mais 41.600 doses da vacina CoronaVac

Com a nova remessa, o Ceará contabiliza 3.145.740 doses de vacinas recebidas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Foto: Divulgação

O Ceará recebeu no fim da manhã desta sexta-feira, 14, uma remessa com 41.600 doses da vacina CoronaVac. O 24º lote será usado para a segunda dose ainda de forma a completar o ciclo vacinal de pessoas que tiveram o imunização atrasada  pelo fim do estoque das doses.

Na noite desta quinta-feira, 13, o Estado recebeu 173 mil doses no 23° lote, sendo 103.750 da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e 70 mil da CoronaVac/Butantan.

Com a nova remessa, o Ceará contabiliza 3.145.740 doses de vacinas recebidas por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Leia também | Sem insumo, entrega da Coronavac em junho pode sofrer impacto, diz diretor do Butantan

Em comunicado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que vai seguir a recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) e enviará as vacinas CoronaVac somente como segunda dose. A recomenação ocorre devido a diversas prefeituras do Ceará terem usado o estoque destinado à segunda dose como primeira, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, o que contribuiu com o atraso do ciclo vacinal. 

“A medida, segundo o MP, visa a garantir que todas as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante possam tomar o reforço no prazo adequado. É importante ressaltar que a Sesa, no dia 20 de março, enviou memorando aos 184 municípios cearenses orientando expressamente que não usassem seus estoques de dose 2 da CoronaVac como dose 1”, informa a Sesa.

PUBLICIDADE