HOME Notícias
UFC é selecionada para sediar centro de pesquisa em Inteligência Artificial

O projeto foi chamado de Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cereia) e funcionará dentro do Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cria) já criado pela UFC

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi umas das seis instituições brasileiras selecionadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a instalação de Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) em Inteligência Artificial. O investimento, de R$ 1 milhão por ano, objetiva a criação de projetos, além da formação de pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação. 

O projeto foi chamado de Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cereia) e funcionará dentro do Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cria), já criado pela UFC.

O objetivo da iniciativa é iniciar pesquisas para o desenvolvimento de projetos relacionados principalmente à saúde, envolvendo internet das coisas, big data, entre outros assuntos que possam possibilitar diagnósticos, prevenção e terapêutica de baixo custo.

O projeto será coordenado por um comitê executivo. O professor José Soares de Andrade Júnior, do departamento de física, assume como diretor, enquanto Pedro de Alcântara dos Santos Neto, da rede Hapvida, entra como vice-diretor. O comitê também será composto pelos professores Jorge Soares (que assume Pesquisa e Inovação), Rodrigo Porto (que coordena Transferência Tecnológica) e Maurício Benevides (que assume Educação e Difusão de Conhecimento).

De acordo com Maurício Benevides, diretor da Faculdade de Direito da UFC e coordenador de Educação e Difusão de Conhecimento do projeto, a escolha é um grande prestígio para a Universidade, visto que o reconhecimento do Ministério possibilita a atração de outros projetos e recursos.

O Centro, segundo o professor, pode possibilitar grandes ações e descobertas que possam ter impactos em todo o percurso do século XXI. “Destaco que inteligência artificial representará para o Século 21 o que a eletricidade foi para o século 20, matriz de todo o desenvolvimento, e ter um centro de excelência no tema no Ceará certamente será muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, explica o professor, destacando a excelência da Universidade por ter sido escolhida entre 19 instituições. 

Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cria). Foto: Divulgação

Além do Ministério da Ciência, a escolha também foi conduzida pelo consórcio do qual o MCTI faz parte, formado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

A UFC conta com a parceria das instituições Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade de Fortaleza (Unifor). Já a rede de saúde Hapvida entra como parceiro privado, entrando também com uma contrapartida dos investimentos dos agentes públicos.  

Além da UFC, também foram selecionados os centros de pesquisas das seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), SENAI/CIMATEC (Bahia) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT - São Paulo).

 

PUBLICIDADE