Grupo Cidade
Ceará recebe mais 192.050 doses de vacinas contra a Covid-19; apenas 3.800 são CoronaVac

Esta quinta-feira também é o último dia de vacinação do imunizante CoronaVac, visto que os imunizantes recebidos já foram utilizados

Foto: Divulgação

O Ceará recebeu na tarde desta quinta-feira, 29, mais 192.050 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 188.250 da AstraZeneca e 3.800 da CoronaVac. A chegada ocorre no mesmo dia em que o Estado completa a aplicação de duas milhões de doses. Com a chegada do novo lote, o Ceará contabiliza o recimento de 2.430.300 doses, entre vacinas da CoronaVac e AstraZeneca. 

Esta quinta-feira também é o último dia de vacinação do imunizante CoronaVac, visto que os imunizantes recebidos já foram utilizados. Com a falta de doses vindas do Ministério da Saúde (MS), a imunização irá parar a partir desta sexta-feira, inclusive para as segundas doses. 

A falta ocorre devido à Prefeitura ter seguido orientação do MS e não ter estocado os imunizantes para as segundas doses e terem utilizado as disponíveis para a vacinação da primeira dose. Dessa forma, com a falta do estoque, pessoas que tinham a vacinação marcada para os próximos dias terão de esperar novas doses.

A Frisson entrou em contato com a Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS) para saber quantas pessoas estão com a segunda dose pendentes da chegada de novas remessas e aguarda resposta. 

As Secretarias de Saúde do Estado e do Município não indicaram quanto tempo é possível atrasar a segunda dose. Somente com ambas vacinações que uma pessoa pode garantir a imunidade contra o novo coronavírus. 

Coronavírus no Ceará

Com 90,95% das UTIs ocupadas, o Ceará tem 182 dos 184 municípios registrados com risco altíssimo em relação à Covid-19. Apenas Pitiretama e Quixelô apresentam risco “alto”, enquanto nenhum está com risco moderado ou baixo. 

No total, são 667.528 casos confirmados da doença no Estado e 17.418 pessoas que foram a óbito. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde (Sesa). 

 

COMENTÁRIOS