HOME Notícias
Anvisa aprova registro definitivo da vacina da AstraZeneca e libera medicamento Remdesivir

Com a mudança em relação à vacina, agora é possível aplicar as vacinas produzidas pela Fiocruz, ao contrário da autorização de janeiro, que possibilitava a aplicação das vacinas importadas

Foto: Folhapress

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na manhã desta sexta-feira, 12, o registro definitivo da vacina da AstraZeneca e liberou o antiviral Remdesivir, que ainda está em fase de estudos. 

Com a mudança em relação à vacina, agora é possível aplicar as vacinas produzidas pela Fiocruz, ao contrário da autorização de janeiro, que possibilitava a aplicação das vacinas importadas. 

Segundo o registro, o medicamento poderá ser usado em adultos e adolescentes - com mais de 12 anos e com no mínimo 40 kg, que estejam hospitalizados com quadro de pneumonia e que necessitem de uma administração suplementar de oxigênios (contanto que não esteja em ventilação mecânica). Segundo estudo da Anvisa, o antiviral teve contribuição para uma melhora mais rápida em relação à doença. 

Produzido pela biofarmaceutica Gilead Sciences, o medicamento sintético é usado injetado na veia e age impedindo a replicação viral. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu, em outubro, um comunicado indicando que o Remdesivir não é recomendado para pacientes hospitalizados com coronavírus por não evitar mortes, nem agravamento da doença.

 

PUBLICIDADE