HOME Notícias
Famílias cearenses recebem kits de máscaras de tecido


Foto: Divulgação

Famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social estão recebendo kits de máscaras de tecido para minimizar os riscos de transmissão do coronavírus. 27.141 famílias dos municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará receberam 110 mil máscaras. Cinco milhões de máscaras foram doadas para beneficiar todas as cidades do interior. Nesta quinta-feira (23), 553.250 novas máscaras serão entregues a mais 22 municípios através da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. “Para nós, gestores da política de assistência social no Ceará, é extremamente gratificante ver que as pessoas estão se preocupando em se proteger e proteger suas famílias. A pandemia nos mostrou que os cuidados conosco e com nossas famílias refletem em toda a sociedade”, explicou Socorro França, titular da pasta.

Prefeitos de municípios do interior analisaram a iniciativa. “Tenho certeza que todos os gestores municipais estão com o coração mais leve por saber que estão levando proteção ao seu povo. Essas 7.750 máscaras representam muito para as famílias mais necessitadas da nossa cidade. Parabenizo o Governador Camilo Santana pela iniciativa e postura diante deste grande desafio que estamos enfrentando globalmente”, afirmou Alizandra Gomes, prefeita de Potengi.

O prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro, também se manifestou. “Mais de 20 mil máscaras para entregar às famílias das comunidades mais carentes do nosso município. Quando esquecemos os números e pensamos nas pessoas, tudo ganha outro peso e outra medida. É muito gratificante saber que estou levando proteção e cuidados para os meus conterrâneos”, disse.

Estratégia de distribuição

A distribuição acontece através de etapas, à medida em que os produtos vão sendo confeccionados. Os equipamentos de proteção são entregues a representantes das prefeituras, para que sejam distribuídos às famílias carentes.

O material já contemplou povos indígenas, comunidades quilombolas, povos de terreiro, ciganos, movimentos negros, imigrantes africanos, associações de apoio a mulheres vítimas de violência, idosos e população LGBTQIA+.

O uso da máscara, associado ao distanciamento social e à higienização regular das mãos, pode ser ainda mais eficaz para evitar a transmissão do coronavírus e mitigar a pandemia. Aglomeração de pessoas e a conversa muito próxima entre dois indivíduos, sem uso de máscaras, aumentam consideravelmente o risco de transmissão da Covid-19.

PUBLICIDADE