HOME Notícias
Fábio Chaves é palestrante do maior Congresso de Oncologia Torácica do Norte-Nordeste


Foto: Divulgação

O GBOT, Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica, realizou o V SIMPÓSIO NORTE/NORDESTE DE ONCOLOGIA TORACICA, em Salvador/BA, no dias 14 e 15 de abril. 

Com a estimativa de 200 participantes, a Comissão Científica preparou um programa que contou com mesas redondas, conferências e discussão de casos para a reciclagem dos profissionais participantes. O intuito era o de otimizar as melhores práticas no tratamento do câncer de pulmão ao longo de toda extensão Norte e Nordeste, tendo como temas principais: casos clínicos práticos de abordagem multidisciplinar, tratamento da doença inicial-adjuvancia e neoadjuvancia, desafios diagnósticos e  abordagem da doença sistêmica. 

A quinta edição teve como palestrante o médico cearense Oncologista Fábio Chaves, que destacou o tema Câncer de pulmão avançado com mutação driver, refinando o tratamento sistêmico em ALK(+). 

Sobre o tema, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. É uma doença preocupante, pois seus sintomas — como tosse, dor no peito e perda de peso — geralmente aparecem em um quadro mais avançado, dificultando o diagnóstico precoce. Além disso, ele apresenta alta letalidade, sendo a principal causa de morte por câncer no mundo.

Só em 2019, cerca de 30 mil brasileiros morreram em decorrência do câncer de pulmão, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer. Por isso, a prevenção é fundamental, partindo principalmente do combate ao tabagismo. As causas da doença, em cerca de 85% dos casos diagnosticados, estão associadas ao consumo de derivados de tabaco.

PUBLICIDADE