HOME Notícias
Cearense de 17 anos lança livro na pandemia e passa para Medicina

Vou contar a história da estudante Raíssa Almeida de Moraes. Com apenas 17 anos, ela já empreendeu uma carreira de escritora e nesse ano passou para o curso de medicina.

Na jornada de seu empreendimento, foram levados seus questionamentos vivenciados na pandemia. Quem não se questionou nada que atire a primeira pedra! 

Raissa, não só questionou. Ela transformou sua inquietação no livro “Como Escrever Uma História de Amor”, publicado pela Amazon, em outubro de 2021.

Suas inspirações literárias são a escritora Taylor Jenkins Reid e o escritor Rick Riordan. “A primeira é autora de livros maravilhosos e muito reais… a maioria fala sobre problemas da vida real mesmo. Família, identidade, esse tipo de coisa. E a forma como ela consegue fazer você ter uma visão ampliada do ponto de vista de todos os personagens é absurda. Já o Rick é autor da minha série de fantasia favorita (Percy Jackson), acho que não tem muito o que falar, ele só criou o universo fictício que mais amo na vida”, desabafa.

A escrita do livro começou de forma despretenciosa. Raissa criou sua própria forma de distração durante o isolamento. “Mas a história tomou um rumo legal e eu achei que valia a pena ser lida por mais pessoas… Afinal, o mundo precisa de mais livros de romance escritos por adolescentes entediados”, ri orgulhos de seu feito juvenil.

*Mensagens do livro “Como escrever uma história de amor”:* 
1. Que a vida é para ser vivida e aproveitada com responsabilidade. 
2. Que amigos, família e memórias são para a vida toda. 
3. Que não é preciso bebedeira, drogas, intrigas e farras para fazer da juventude aquilo que sonhamos como jovens. 
4. Que basta uma praia, uma boa conversa e um coração aberto o suficiente para tornar pequenos detalhes marcantes. 
5. Que a vida é uma só, e essa é nossa única oportunidade de fazer a diferença.

*Medicina 2023*
Raissa começou a empreender do jeito certo. Ela viu o problema do isolamento e escreveu o livro para inspirar e ajudar outros adolescentes durante a pandemia. Certamente, com essa sensibilidade, ela vai muito longe na carreira médica. Não só pelo que a profissão traz de possibilidades financeiras, mas a possibilidade de resolver problemas reais de saúde física, emocional e mental.

Ela está no empreendedorismo nato porque entendeu que é pelo outro que a vida vale a pena. Ajudar da forma mais integra e com as ferramentas que já dispõe ao seu alcance é a coisa mais bonita para se ter no coração. Sua ferramenta é a bondade, a vontade e a realização de ver o impacto de seus escorços serem compreendidos de forma integra, sincera e divertida. 

Embora sempre com agenda cheia, Raissa soube aproveitar seu tempo de forma muito organizada. “A escola sempre foi prioridade em todas as áreas da minha vida, mas é preciso ter em mente que, para fazer tudo ao mesmo tempo, temos que abdicar de muitas coisas que amamos. Eu sempre era a amiga que quase nunca ia para os “rolês” porque tinha que estudar, tinha “ensaio da dança” ou tinha que “trabalhar (escrever)”… mas isso não significa que eu não aproveitava. Sei cuidar das minhas prioridades e isso nunca me impediu de ser feliz e de exercer meu papel de adolescente”, afirma.

Resultado é assim mesmo: não vemos o esforço e a dedicação, mas certamente nos inspiramos em histórias como essa que dá um show de determinação e foco em muita gente.

Raissa, sua jornada está só começando. Desejo muitas realizações e sucesso nessa nova fase que se inicia. O Ceará está orgulhoso de você.

Comprar o livro: encurtador.com.br/pvzGR 
Instagram: @readingwithra

Por Lidú Figueiredo

@lidufigueiredo

PUBLICIDADE