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Novas ideias e tecnologia: micro e pequenas empresas usam inovação para driblar pandemia no Ceará

Inovando nas ideias e usando tecnologias, micro e pequenos negócios tiveram destaque no cenário da pandemia no Ceará

Foto: Divulgação

Com portas fechadas, restrições rígidas e nenhuma perspectiva de retorno, diversos negócios passaram por dificuldades extremas durante a pandemia do novo coronavírus. Sem entrada de renda e com contas e salários para pagar, empresas que dependiam inteiramente do presencial foram prejudicadas pelos lockdowns e restrições que ocorreram não só no Ceará ou no Brasil, mas em todo o mundo. 

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que, entre março e julho de 2020, 716 mil empresas tiveram de fechar as portas. A pesquisa, intitulada de “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, também apontou que os setores comércio e serviços foram os mais afetados pela crise sanitária. 

Com um aumento na inflação - que alcançou o valor histórico de 0,83% em maio de 2021, o maior número registrado para o mês desde 1996 - e, consequentemente, uma diminuição do poder de compra, os negócios ficaram pressionados a fecharem as portas - ou a se reinventarem. 

Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o impacto foi sentido em 2020 (quando 13.510 micro e pequenas empresas foram registradas, uma diminuição de 80,65% em relação a 2019), mas alcançou melhores números, apresentando claros indícios de recuperação em 2021, com um total de 33.052 constituições - até o momento . 

Ilustração: Natália Coelho

A inovação, sem dúvidas, teve um grande papel nessa sobrevivência. “O momento mais do que nunca é de reinvenção. E para isso é preciso inovar, seja nos processos e/ou no mercado em que atua e buscando novas oportunidades de empreender. As empresas que vinham se organizando e cultivando a inovação na sua rotina conseguiram resistir à pandemia e aceleraram os seus processos. A travessia foi menos traumática”, é o que destaca Rodrigo Batista, analista de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

“As micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras e geradoras de emprego na nossa economia. Além disso, empreender aparece sempre como uma opção nos momentos de crise como o que estamos passando, mas não somente isso. Hoje há cada vez mais empreendedores que se planejam para tirar a sua ideia do papel. Buscam ajuda. Validam sua ideia e promovem inovações nos segmentos da nossa economia", finaliza Rodrigo, destacando que a inovação não só ajudou as empresas, mas também teve papel e contribuir para que as pessoas passassem por esse momento tendo suas necessidades atendidas. 

Pequenos negócios, grandes inovações

Foto: Divulgação

De investir no e-commerce - formato de venda on-line - a novas ações promocionais e inclusive mudança nos serviços ofertados, os pequenos e micronegócios, sem dúvida, apresentaram destaque no balanço total de empresas da pandemia. 

Um estudo realizado pelo Sebrae com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia indicou que 93% dos empregos gerados no Ceará nos quatro primeiros meses de 2021 foram de pequenos negócios. No total, foram 18.754 empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). 

Em números de todo o Brasil, as Micro e Pequenas empresas foram responsáveis por um saldo de 677.459 empregos com carteira assinada, o que representa um total de 70,72% de todos os postos de trabalho do País. 

A inovação em sua pequena empresa foi uma das formas encontradas pela cearense Luísa Guerra para conseguir manter um faturamento. Dona de um ateliê de scrapbooking, a Fábrica de Sonhos, a empreendedora indica que sentiu impacto principalmente no segundo lockdown do Ceará, em 2021. Dessa forma, decidiu pôr em foco a experiência do cliente, com boas lembranças e momentos felizes. 

Dessa ideia de inovação e do contato mais íntimo, surgiu o projeto Fábrica de Surpresas. Idealizado ainda em 2019, o projeto foi posto em prática em 2020, e consiste em criar produtos exclusivos para cada cliente com base nos objetivos, gostos e desejos, de forma a idealizar projetos únicos e personalizados. “A Fábrica de Surpresas tem por objetivo emocionar as pessoas por forma de amor e detalhes, contando histórias e proporcionando aos clientes experiências inesquecíveis. Consiste em oferecer a organização, criação e desenvolvimentos de surpresas”, explica Luísa, que atualmente trabalha com mais seis pessoas em seu ateliê. 

O projeto foi inclusive um dos ganhadores do Serasa Experian, concurso nacional para micro e pequenas empresas que contou com a participação de mais de 1.300 empresas no País. A captação de clientes e a divulgação da empresa fez com que o crescimento da empresa fosse o suficiente para driblar o momento da pandemia e ainda de criar novos serviços que devem continuar mesmo após o distanciamento social. 

Ilustração: Natália Coelho

Tecnologia para todos 

A inovação tecnológica já era a premissa da startup Tallos, empresa cearense com sede em Maracanaú, desde a sua fundação, em 2017. Empresa focada em garantir comunicação digital, a startup oferece ao cliente a possibilidade de unificar todos os canais da empresa em uma única plataforma. Dessa forma, a proposta inovadora foi protagonista na pandemia, quando o distanciamento social obrigou as empresas a investirem em espaços digitais. 

“Nós somos uma plataforma de multicanais em que você consegue centralizar diversos locais em um só local. A inovação foi importante para a gente driblar a pandemia, porque como a gente tem um produto digital, de escala digital, a gente conseguiu escalar nossa operação independente de um espaço físico”, destaca Arthur Frota, CEO e idealizador da startup. 

Atendendo pequenas e médias empresas em sua maioria, o objetivo da Tallos está em destaque inclusive em seu nome. “A Talos nasceu com o propósito de conectar pessoas. E isso se justifica pelo nosso nome. Quando você pega a tradução, talos significa ‘caule, e caule é a base de uma planta e que conecta e sustenta”. 

Atualmente com cerca de 50 pessoas, a empresa conquistou o selo Great Place To Work (GPTW), referente à 2020, que reconhece a qualidade do ambiente de trabalho a partir da avaliação dos próprios colaboradores. Entre os clientes da startups, estão empresas como Normatel, Banco do Nordeste, Grupo Camed, Casas Freitas e Wizard. Com a inovação em destaque, a Tallos cresceu 1000% em 2020. A previsão é que o feito se repita em 2021.

 

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