HOME Notícias
Indústria do Ceará cresce cinco vezes mais que a média nacional e registra 8º crescimento seguido

O IBGE realizou a pesquisa em 15 locais. Destes, o Ceará foi o segundo Estado com o maior crescimento

Foto: Divulgação

A Indústria cearense registrou um crescimento de 4,7% no mês de dezembro em relação a novembro. A porcentagem é mais de cinco vezes maior que a média nacional, que foi 0,9%, e registra o oitavo crescimento consecutivo do Estado. No acumulado dos oito meses, o Estado registra alta de 120,7%, demonstrando uma recuperação acelerada do setor, que em 2020 sofreu altas perdas devido à pandemia do novo coronavírus. 

Os números são resultado da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-REG), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgados na manhã desta terça-feira, 9. Em 2020, segundo dados do próprio IBGE, a queda do setor foi de 4,5%.

O IBGE realizou a pesquisa em 15 locais. Destes, o Ceará foi o segundo Estado com o maior crescimento, ficando atrás somente do Espírito Santo, que registrou 5,4%. Dos 15 locais, onze apresentaram resultados positivos. 

Leia também | Indústria cresce no Ceará e supera média nacional e nível pré-pandemia

Ainda, em comparação com dezembro de 2019, sem ajuste sazonal, o setor apresentou um crescimento de 17,7%, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul (19,7%), Paraná (18,9%), Santa Catarina (18,7%) e Minas Gerais (18,4%), mas bem a frente da média nacional, de 8,2%.

Entretanto, para o acumulado dos doze meses de 2020, o Ceará apresentou uma queda de 6,1%, maior que a nacional (-4,5%) e a segunda maior do País, atrás novamente apenas do Espírito Santo, que caiu 13,9%.

 

PUBLICIDADE