HOME Notícias
Festival Gastronômico de Pontal de Maceió reúne chefs nacionais e internacionais no Ceará

Com oficinas de culinária aberta para visitantes e moradores, menus inovadores, degustação de receitas e participação de estabelecimentos do local

Foto: Reprodução

Celebrando a gastronomia e ressaltando insumos regionais, a primeira edição do Festival Gastronômico de Pontal de Maceió está marcada para acontecer entre os dias 18 e 21 de novembro, reunindo chefs nacionais e internacionais. Organizado pelo chef Emmanuel Ruz, o evento deve movimentar o turismo gastronômico do município de Fortim.

Com oficinas de culinária aberta para visitantes e moradores, menus inovadores, degustação de receitas e participação de estabelecimentos do local, a proposta, segundo o chef Ruz, é celebrar a arte da culinária e a da reunião que uma boa refeição tem o poder de proporcionar. 

Entre os nomes que irão participar, além do próprio chef Ruz - condecorado com uma estrela Michelin -, estão os chefs Ivo Faria e Flávio Trombino “Xapuí”, de Belo Horizonte; a chef Louise Benevides, de Fortaleza; o chef Paulo Anijar, de Belém do Pará; os chefs Vitor e André Generoso, de Maceió; e o chef francês, Jean-Baptiste Natali.

A abertura do festival está marcada para o dia 18 de novembro, e deve ocorrer com um no hotel Vila Selvagem, reunindo os chefs com um menu exclusivo com reservas limitadas. 

“A ideia central deste evento surgiu do desejo de celebrar a arte culinária em geral e a gastronomia cearense, ao mesmo tempo proporcionar o encontro entre culturas diferentes. Seja na Europa, em outras partes do Brasil ou neste lindo lugar, que é o Pontal de Maceió, que escolhemos nos instalar. Há muito tempo sonhava com um encontro regido sob o signo da partilha e da diversidade cultural”, é o que destaca, em nota, o chef Emmanuel Ruz.

Pegada regional

Além da celebração da culinária franco-brasileira, o festival também irá destacar os ingredientes regionais da gastronomia de Fortim. Entre os elementos que deverão ser destacados para os chefs de fora do Ceará, estão a cozinha tradicional à base de caju, mandioca, coco, peixes da pesca artesanal etc. 

Para a ocasião, será servido também o “Cachaju”, coquetel à base de caju e cachaça, criado para o evento e que será servido durante o evento. 

Serviço: 

Quando: entre 18 e 21 de novembro

Informações e programação: pelo Instagram @festivalgastronomicopontal 

 

PUBLICIDADE