HOME Notícias
Treinador esportivo, Rafael Leitão destaca benefícios de uma rotina de exercícios

Foto: Acervo Pessoal

Com a inércia da pandemia, em que academias fecharam e muitas pessoas mudaram drasticamente as suas rotinas, e às vezes não sobrou espaço para o exercício físico. 

Se manter a rotina de exercícios era difícil em tempos normais, a quarentena do novo coronavírus prejudicou bastante a situação. Em um momento em que parece ser necessário começar tudo novamente, da coragem de iniciar os exercícios à busca pelo ritmo antigo, é preciso ter certos cuidados.

O treinador da Zonaalvo Assessoria esportiva Rafael Leitão, que há 16 anos trabalha no ramo e que constrói sua carreira de atleta desde a infância, reuniu algumas dicas para quem deseja aprimorar a carreira ou até começar uma atividade pela primeira vez. Mas claro, sempre tomando os cuidados necessários em relação ao coronavírus, evitando aglomerações e usando máscara quando for necessário.  

Primeiramente, Rafael indica a importância de escolher uma atividade que seja prazerosa para o atleta, em que seja possível “separar um tempo do seu dia sem abrir mão para realizar, estabelecer bons objetivos que lhe motivem e sejam possíveis”. Dessa forma, alinhando essa proposta com uma boa alimentação e equilibrando com a própria vida pessoal - que inclui trabalho, encontros sociais e família -, a rotina deve ser como “uma vitória com todos que estão presente nas suas vidas”. 

Se já faz um certo tempo que o novo “atleta” não faz exercícios, Rafael indica que o ideal é procurar um médico e um profissional de educação física para realizar um “check up” e uma avaliação física, para assim poder direcionar as melhores atividades para a situação. 

A quantidade, apesar de variar para cada situação e pessoa - fazendo assim necessário o check up médico e de um profissional de educação física. Entretanto, a média é que o mínimo de atividade física para pessoas de 18 a 64 anos seja 40 minutos, quatro vezes por semana, explica Rafael. O segredo para manter a rotina é conseguir separar esse momento do dia para a atividade. 

Ainda, é necessário sempre priorizar um bom alongamento, de forma a evitar fraturas e lesões. “O alongamento como o treino de musculação e de mobilidade são importantes para complementar uma rotina de atividade física saudáveis. Como nossos hábitos de hoje não realizam movimentos em grandes amplitudes, com o tempo nossa musculatura vai ficando encurtada e perdendo sua funcionalidade natural. Por isso, para um bom funcionamento do corpo é importante realizar de 5 a 10min de alongamento após um treino”.

Os benefícios de uma boa rotina são diversos. De beneficiar a imunidade, controlar o peso, prevenir doenças cardíacas à controlar depressão e aprimorar a disposição. Dessa forma, mesmo que seja em casa - devido ao aumento de casos de coronavírus no Ceará -, é necessário não esquecer de cuidar do corpo e, consequentemente, da mente.

 

PUBLICIDADE