HOME Eventos
Festival Elos lança programação que será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro

Na última terça-feira, dia 30, a Quitanda Soluções Criativas realizou um evento de lançamento e apresentação da programação do seu “Festival Elos – Ações que transformam o Mundo”, que acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro. Com shows de Gal Costa, Chico Chico e Almério & Martins, a terceira edição do festival se dará no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Centro de Formação Olímpica (CFO), e conta com apoio da Enel e do Governo do Estado do Ceará. 

O festival reúne arte, cultura, sustentabilidade, esporte, responsabilidade social e tudo isso em um só momento e em uma plataforma de múltiplas experiências que conectam ações de impacto social e propõem movimento de ocupação na cidade. 

A programação é totalmente gratuita e seguirá os protocolos de segurança sanitária. Para ter acesso ao evento os participantes deverão apresentar o passaporte de vacinação. “É válido destacar que não será apenas um evento que vai voltar a acontecer, mas sim as pessoas que vão voltar a se encontrar, a retomada do lado social e econômico, as oportunidades de trocar experiências multiculturais, tudo isso em um só evento, ampliando ainda mais as possibilidades de integração entre artistas, atletas e a cidade”, ressalta Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, empresa responsável pela realização do festival.

Programação

Com shows de nomes renomados, o Festival Elos agrupa diferentes linguagens artísticas numa programação plural e convidativa. Durante os dois dias de programação, o Palco Música, localizado na Praça Verde do Dragão do Mar, receberá nomes consagrados da música popular brasileira. A atração principal do evento é a cantora Gal Costa, que fará sua apresentação no sábado (11), com o espetáculo “As Várias Pontas de Uma Estrela”. No dia 11 também haverá as apresentações do “Cearás do Amanhã”, um espetáculo musical que reúne vários nomes da nova cena musical cearense que tocam com promissores alunos de várias instituições de ensino de música e que fazem parte da Plataforma Sinfonia do Amanhã, e a apresentação de Priscila Delgado, que une três DJs com a proposta de divulgar a música da América latina.  

Já no dia 12, o Palco Música contará com as apresentações de Matheus Fazendo Rock e convidados, do Projeto Ifé, além de Almério & Martins, dois grandes artistas pernambucanos da contemporaneidade. Outra atração de peso que estará presente no Festival Elos será o Francisco Ribeiro Eller, mais conhecido como Chico Chico, que fará a apresentação do seu disco solo “Pomares”.

Para ter acesso ao local, os participantes deverão doar 1kg de alimento que será direcionado ao Programa Mesa Brasil do SESC e para o Natal Sem Fome, campanha de solidariedade do MST. Os ingressos para os shows do Palco Música deverão ser retirados na plataforma Bilheteria Virtual. 

Os artistas locais também têm espaço garantido no evento e o público ainda terá acesso aos shows de Jocasto Brito, Caio Castelo, Arquelano, Bruna Ene, Viramundo Zéis, Ghetto Roots e Forria, que acontecerão no Palco Sonoridades, montado no Porto Dragão.

Como o Festival Elos é um evento de múltiplas experiências, o público será contemplado com apresentações de teatro de rua dos dos grupo Desequilibradoz, Garajal e Aquarela Entretenimento. Já no Poço da Draga haverá ações de lazer e saúde na tenda SESC Saúde. 

O Planetário Rubens de Azevedo estará aberto para os participantes do evento. Às 19h dos dias 11 e 12 de dezembro haverá a apresentação “Da Terra às Galáxias” e às 20h será a vez da “A Luz e o Berço da Vida",  com sessão voltada ao público juvenil e adulto. 

Já na Arena Dragão do Mar e no Museu CDMAC acontecerão apresentações da Bienal Internacional de Dança do Ceará, com os espetáculos “Pot-Pourri”, interpretado por Yann Marussich, diretamente da Suíça. A apresentação terá início às 16h do sábado (11). Logo depois, às 20h, terá a apresentação “Homem Torto”, com Eduardo Fukushima, vindo de São Paulo. Já no dia 12, às 18h, será a vez do espetáculo “AGOKWA”, de Yann Marussich. Logo mais às 20h será a vez de “Nihil Obstat”, de Jorge Garcia, de São Paulo. Será uma múltipla troca de cultura e conhecimento, a Bienal Internacional de Dança do Ceará fazendo parte da programação do Festival Elos e o Elos dando mais espaço para os grandes espetáculos da Bienal. 
 
Hub esportivo 

O evento contempla a Arena Elos e o palco de integração das atividades esportivas será o Centro de Formação Olímpica – CFO. O Elos fez uma grande articulação com as federações esportivas que assumiram o compromisso de realizar as etapas dos circuitos de cada federação dentro da programação da Arena Elos. As competições irão abranger as categorias esportivas de vôlei de praia, BMX, tênis, beach tennis, skate e fut7 da diversidade, a primeira Copa da Diversidade do Estado do Ceará.

Uma das competições será a etapa final do Campeonato Cearense de BMX 2021, que acontecerá na pista BMX do Centro de Formação Olímpica. Haverá também a 3° Etapa do Circuito Cearense de Vôlei de Praia de Base, temporada 2021, masculino e feminino. Já no tênis, as disputas serão das categorias 1ª classe masculino convencional e masculino duplas sobre cadeiras de rodas. 

Haverá também na Arena Elos as competições do Torneio Elos de Beach Tênis, feminino e masculino, o campeonato de Street Skate com 04 categorias, 15 vagas por categoria. No final dos dias 11 e 12 de dezembro os DJs Ada Porã e Maíra Sales farão apresentações na praça de convivência e haverá também a Feira de Inovação Sócio Esportiva, que contempla a exposição de projetos sócio-esportivos apoiados pela Enel, para encerrar o dia de competições. 

Confira os cliques da noite de lançamento por Paulo Máximo: