HOME Eventos
Fundação Edson Queiroz lança a 21ª edição da Unifor Plástica

Em noite de frisson dedicada às artes, nesta terça-feira, dia 19, a Fundação Edson Queiroz fez a abertura oficial da 21ª edição da Unifor Plástica, no Espaço Cultural Unifor. O evento contou com a presença de curadores, artistas, gestores da Fundação e outras personalidades dos mais diversos segmentos.

A exposição, que traz como tema “Corpo Ancestral”, estará aberta à visitação do público em geral a partir desta quarta-feira, dia 20. A mostra está organizada em torno de três núcleos. O primeiro, intitulado “Pós-utopia”; o segundo, de título homônimo ao da mostra – “Corpo Ancestral”; e, por fim, um terceiro núcleo, intitulado “Naturezas”. 

Esta edição também homenageia três personalidades do Ceará qu fizeram história: a artista Nice Firmeza (1921-2013), professora, doceira e bordadeira, uma das mulheres pioneiras nas artes visuais no Ceará; Gilmar de Carvalho (1949-2013), professor, pesquisador e escritor, importante figura da cultura cearense e nordestina, e Letícia Parente (1930-1991), artista representante da 1ª Unifor Plástica, em 1973, que desenhou nesse projeto de exposição um pioneirismo na cena das artes visuais do Ceará. 

Entre os 41 artistas cearenses e nacionais com obras expostas: Antonio Bandeira, Azuhli, Cadeh Juaçaba, Fernando França, Letícia Parente, Mario Sanders, Nice Firmeza, Rian Fontenele, Sérgio Helle, Stênio Burgos.

 

Confira nos cliques de Jocy Jinkings: