HOME Notícias
Décio Barreto Júnior fala como foi deixar o Ceará para fazer sucesso na Bahia

Desafiar, explorar possibilidades e buscar o novo, já que, como diz o poeta, o novo sempre vem. Pensando dessa forma, Décio Barreto Júnior não só esperou, mas buscou encontrá-lo.

O empresário e presidente da Icofort Agroindustrial Ltda. acredita que foi buscando esse novo que encontrou a propsperidade e o crescimento. 

Na entrevista ao programa Conexões, de Ricardo Bezerra, na Jovem Pan News Fortaleza, Décio falou sobre a iniciativa de implementar um negócio na Bahia.

Na Bahia

Mas, como um emrpesário do interior do Ceará foi se estabelecer e fazer sucesso na boa terra? Ele mesmo responde, falando sobre os incentivos oferecidos pelo governo baiano, na ocasião da instalação da indústria naquele estado, muito tempo atrás.

"Às vezes você fala, do lado do governo: vou te dar 90% de incentivo? Fica questionando isso, mas no caso nosso, que era algo pioneiro, em um lugar que não tinha nada, às vezes é melhor ter 20% ou 30% ou 10% de 100 do que ter 100% de nada”.

O presidente da  Icofort Agroindustrial Ltda. considera que houve por parte do governo baiano uma visão diferenciada para enxergar a oportunidade dessa parceria. O resultado: geração de renda, emprego e desenvolvimento para o estado.

Com apoio governamental, mão de obra forte e determinação, a companhia se tornou a maior empresa de processamento de caroço de algodão das regiões Norte e Nordeste. 

 


Fotos: Lino Vieira

A família

Para Décio, as origens humildes da família e o aprendizado que teve com o pai nos negócios foram fundamentais para o crescimento.

"Nasci em Iguatu, mas registrado em Icó, a infância toda em Icó. Meu pai e meu avô tinham comércios... um de secos e molhados, depois um posto de combustível. Na sequência, veio a fundação da fábrica de beneficiamento de algodão", lembra.

A Icofort nasceu a partir da Ciane – Companhia Industrial Algodoeira do Nordeste S/A, que foi fundada em 1965 na cidade de Icó, no Ceará. A companhia beneficiava o algodão em rama e extraía o seu óleo. A Ciane foi a primeira semente, que resultou, hoje, na Icofort.

A trajetória é mesmo longa e de sucesso. No entanto, pra chegar até onde chegou, Décio Barreto Júnior teve que aprender com a vida, com a família e com os negócios. E é justamente aí, nesse ponto de aprendizado, que ele decidiu deixar, e enfatizar, uma mensagem aberta e clara para as novas gerações.

"Jovens... acreditar nos sonhos e perseguir, pois a vida é feita de altos e baixos e a gente tem que aprender com as crises. O aprendizado na crise é muito importante pra você ganhar corpo e vencer lá na frente. As crises vão vir, sejam de governo, pandemia, climáticas. Não fiquem acomodados. Olhem para o social. Eu acho que quando você olha para a sua volta, não adianta fechar os olhos pra o que acontece no nosso país. Eu penso muito num jogo infinito e numa causa justa. Quando você ajuda alguém, parece que vem de volta", encerrou.

O programa Conexões completo contém toda a história de Décio Barreto Júnior. O link está abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=eJeFA9UxAt4

PUBLICIDADE