HOME Notícias
Fundador do Colégio GEO, Chico Sampaio analisa o cenário da Educação no Brasil

Falar de educação parece um daqueles clichês fáceis, que todo mundo sabe, mas requer conhecimento de causa. E se tem alguém com esse conhecimento adquirido é o professor Chico Sampaio. Ele é o criador de um dos maiores cases de sucesso do ramo educacional: o Colégio GEO.

Foi com o professor Chico Sampaio o papo de Ricardo Bezerra, no programa Conexões, da Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM! Na pauta, além da educação, a trajetória de vida do mestre.

Nascido em Barbalha, na região do Cariri, Chico Sampaio foi morar logo em Iguatu, no Centro-Sul cearense. Enquanto criança, foi na zona rual de Iguatu e foi alfabetizado pela irmã, que era professora de crianças. Depois estudou em Lavras da Mangabeira, com seu tio que era padre.

"Depois, quando foi a hora de fazer o ginásio, voltei pra Iguatu e, com 17 anos, tinha o sonho de ir para Salvador ou Recife. Aquele menino ficava imaginando como era Recife e Salvador, e tinha vontade de conhecer essas cidades", lembra.

Foi em Salvador que fez o ensino médio e vestibular.

"Eu morava vizinho a uma galeria de arte que muitos intelectuais frequentavam. Foi aí que nasceu o sociólogo", recorda com saudade.

Mas quando questionado por Ricardo Bezerra sobre o magistério, o professor Chcio Sampaio conta como essa história muito bonita começou.

"Estavam em busca de um professor de geografia e fui chamado pra fazer um teste, isso em Salvador(...) falei da Bahia, do Brasil e fui contratado com exatamente 22 anos".

 

 


Fotos: Divulgação

Depois disso tudo, a trajetória é conhecida por todos. Chico Sampaio é referência em educação e gestão à frente de uma das marcas cearenses mais bem-sucedidas em educação, o Colégio GEO. Ele é autor de 85 livros didáticos de Geografia e História, publicados pelas Editoras do Brasil, Atual, Scipione e FTD, de São Paulo; Positivo e Base de Curitiba; Ediouro do Rio de Janeiro e Lowes, de Fortaleza.

Ah e tem aquela mensagem final do Conexões... Chico Sampaio fez o que sabe fazer: dar aula.

“Se existe uma pista de decolagem do ser humano, o nome dessa pista é curiosidade. Quem não tem curiosidade, nem levanta voo. Aumente a sua curiosidade. Se a sua curiosidade puder ser patológica, melhor ainda. Tem que ser doentia, buscar saber o porquê das coisas. Assim como uma criança é bastante curiosa, o adulto precisa continuar dessa maneira. É a única forma do ser humano crescer: decolando na pista da curiosidade”, concluiu.

A entrevista completa está disponível no canal da Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM no YouTube, o link está abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=1OeTzPmiMZc

PUBLICIDADE