Grupo Cidade
Executivo Arthur Luis Cardoso fala sobre implantação da Rede Clube FM em Jericoacoara

Em entrevista para a Frisson, o executivo revelou um pouco de sua história, sua opinião sobre o futuro da rádio e revelou alguns detalhes sobre a nova faixa. Confira

Executivo, jornalista e radialista de paixão. O diretor executivo dos Diários Associados, Arthur Luis Cardoso, já passou por diversas emissoras, cargos e empresas, mas sua história começou ainda quando tinha 15 anos, em uma pequena cidade no interior do Paraná. De lá, seguiu sua paixão - que vem da família - e hoje é gestor da Clube FM, rádio que inaugura sua primeira afiliada no Nordeste, em Jericoacoara, em parceria com o Grupo Cidade de Comunicação.

Misturando música, serviços para a população e informações voltadas para a comunidade, a nova rádio vem gerando altas expectativas tanto para o empresário quanto para os Grupos de Comunicação. Em entrevista para a Frisson, o executivo revelou um pouco de sua história, sua opinião sobre o futuro da rádio e revelou alguns detalhes sobre a nova faixa. Confira: 

Frisson: O senhor se formou em Jornalismo em 2003, mas antes disso já trabalhava como locutor. Pode nos contar como o senhor começou sua carreira na rádio? 

Arthur Luis Cardoso: Eu comecei no rádio muito jovem, com 15 anos, na minha cidade, uma pequena cidade no interior do Paraná. Minha família sempre ouviu muito rádio, sempre foi uma paixão em família. Então quando eu fiquei sabendo que havia uma vaga e que estavam abrindo oportunidade para teste, eu fui lá e fiz. Não foi muito bom [risos] Inicialmente, eles não me deram oportunidade e disseram que eu ia ser contratado como operador de áudio. Alguns meses depois, eu tive minha primeira chance e to aqui. Continuo no rádio, muito feliz. 

Frisson: O senhor já passou por televisão, rádio e outras mídias digitais. Destas áreas, qual a sua preferida e por que? 

Arthur Luis Cardoso: Eu gosto de todos os meios, de todas as plataformas, acho que cada uma tem sua vantagem, desvantagem Enfim, sou apaixonada por todas. Mas eu escolho o rádio, porque é o mais próximo, o mais rápido, o que se adapta melhor as novidades e que tem o maior acesso à população. A gente ainda vive em um país em que o veículo mais popular que existe é o rádio. E falando um pouco sobre o estilo de rádio que a Clube faz, poder mexer com a imaginação, ser uma companhia, fazer prestação de serviços… Isso tudo, para mim, é fascinante. Eu escolho o rádio e aponto como minha grande paixão na comunicação. 

Frisson: Da Record, o senhor passou pelo Grupo Jovem Pan, RedeTV e hoje está firmado nos Diários Associados. Pode nos contar um pouco sobre as principais experiências na sua trajetória?

Arthur Luis Cardoso: Eu aprendi muito em casa uma dessas empresas, me orgulho muito de ter passado em cada uma delas. Grandes marcas, importantes meios, que me ofereceram a chance de conviver com excepcionais profissionais. Aprendi muito com eles. Mas quando eu olho a minha experiência tanto na Record, na Jovem Pan e na RedeTv, ela se limitava a fazer parte de uma equipe, como apresentador, comunicador e assim por diante. Hoje, nos Diários Associados, eu tenho a oportunidade de trabalhar na gestão, e é um desafio diferente poder estar próximo de uma equipe, extrair o melhor de cada um, ter uma liderança, entender de como líder eu tenho que estar à disposição das pessoas, servindo a equipe de forma que cada um possa render o melhor possível… Isso tudo apresenta um desafio diferente do que eu vivi nas outras empresas. Então, nesse sentido, o que eu vivo hoje é muito diferente do que eu já vivi nessas outras grandes empresas. 

Frisson: Hoje o senhor é diretor executivo dos Diários Associados. Quais são os desafios de comandar um grupo tão histórico para o Brasil? 

Arthur Luis Cardoso: Quando eu olho para essa questão ,eu vejo dois pólos, duas questões diferentes. A primeira é que de fato é um privilégio, mas um grande desafio, trabalhar, estar à frente, ter a responsabilidade, direção de um grupo tão importante quanto os Diários Associados, que tem uma história ligada à implantação da comunicação no Brasil. Continuar isso é uma grande responsabilidade. E, no outro polo, o desafio de inovar, de trazer novas possibilidades, novos projetos, novas ideias. Mas eu avalio isso tudo de uma forma positiva. Ter uma grande marca, estar à frente de empresas vitoriosas, consagradas, abre muitas portas. 

Isso acontece inclusive no Grupo Cidade, um grupo muito respeitável e importante no País. Então é muito bom trabalhar num grupo respeitado, conhecido e com uma história muito grande. 

Frisson: Agora, o senhor se prepara para lançar uma nova rádio no Ceará. Quais são as expectativas? 

Arthur Luis Cardoso: Que alegria, que privilégio. Chegar no Nordeste através do Ceará e por meio de uma emissora do Grupo Cidade. Que honra, que privilégio para nós. As melhores expectativas com certeza. A rede Clube tem aproximadamente dois anos, é a rede de rádio que mais cresce no Brasil e essa vai ser nossa emissora de número 35. Em todas as implantações a gente tem sempre uma alegria, uma expectativa muito especial. Mas nessa, poder chegar tão especial como Jericoacoara, uma frequência tão respeitada, isso está sendo um desafio muito legal, e estamos muito empolgados. Toda equipe, o artístico, a parte técnica… Toda a família rede Clube FM Brasil está muito empolgado. E ter uma parceria, estar tão próximo do Grupo Cidade é uma alegria muito grande. Já temos recebido feedback, respostas por parte da audiência de Jericoacoara e isso mostra que a rádio tem tudo para ser um sucesso ali, e a gente vai se esforçar muito para agradar esses ouvintes tão importantes. 

Frisson: Pode adiantar um pouco sobre a programação da rádio? Há algum projeto especial para ela? 

Arthur Luis Cardoso: A programação do Clube é uma programação muito amiga, que só toca música boa, que apresenta 24 horas por dia, sete dias por semana. São os locutores mais amigos, uma comunicação muito próxima que também oferece prestação de serviço, oportunidades de emprego e, acima de tudo, boa companhia. A nossa equipe certamente vai sempre estar do lado da população, dos ouvintes, da Clube FM Jericoacoara. Tenho certeza que vai ser uma relação de amor, amizade e parceria muito bem sucedida. Estamos preparando muitos projetos especiais, ideias exclusivas pensando no ouvinte de Jericoacoara, na realidade da cidade, nessa vibração tão grande que essa cidade tão especial oferece. Com certeza virão muitas surpresas. Falando hoje com o departamento comercial do Grupo Cidade, já tem alguns projetos sendo desenhados e a gente tem  certeza que estes vão encantar os ouvintes. 

Frisson: Quais serão os diferenciais dessa rádio? O que a tornará indispensável para ser ouvida?

Arthur Luis Cardoso: A programação musical da Clube é construída com muito carinho. Nós temos uma equipe de experts que desenha tudo com muito cuidado para agradar nossos ouvintes, mas a gente também conta com a tecnologia, inteligência artificial para colher dados, entender o que tá acontecendo no ambiente digital, para ser o mais assertivo possível. Promoções sempre muito vibrantes,  grandes prêmios, muita novidade, atuação constante nas redes sociais. O streaming também é perfeito, um som maravilhoso, para que as pessoas também possam usufruir da nossa programação através do celular, tablets e computadores. E acima de tudo, uma rádio que pensa nos ouvintes 24 horas por dia. A Clube é indispensável de ser ouvida porque ela não abre mão de tocar sempre música boa. 

Frisson: Há mais algum projeto de parceria com o Grupo Cidade ou no Ceará?  

Arthur Luis Cardoso: Muitos projetos, muitas ideias. Estamos tratando essa implantação em Jeri com todo o carinho ,como prioridade total do nosso grupo para estreitar ainda mais a parceria com esse grande Grupo de comunicação tão importante, não só no Nordeste, mas no Brasil que é  o Grupo Cidade. Respeito total, admiração plena pela história desse grupo, por essa família maravilhosa que faz tanto o bem para a comunicação no Brasil. Nosso desejo é ampliar essa parceria, nosso desejo é atuar cada vez mais próximo do Grupo Cidade. E quando a gente pensa em expansão, claro, expandir ainda mais no nordeste e no Ceará, e sempre próximos do Grupo Cidade. Essa é nossa vontade. Muita coisa vem por aí e a Clube vai tratar com muito carinho essa parceria, para que ela seja satisfatória para os dois lados. A gente quer crescer muito e fazer o Grupo Cidade ter excelentes resultados com essa junção de forças, junção de desejos de fazer um rádio muito próximo dos melhores ouvintes do mundo. 

Frisson: Com o aumento dos streamings e do jornalismo digital, alguns jornais impressos fecharam enquanto TVs e rádios tiveram de se transformar. Entretanto, ainda há uma discussão sobre se essas linguagens irão sobreviver. Qual a sua opinião? 

Arthur Luis Cardoso: Acredito muito na sobrevivência do rádio, como também no seu fortalecimento .ATé porque nós estamos fornecendo não só o rádio, mas também o áudio, que estão presentes nos aparelhos domésticos, no carro, no celular,no tablet… Esse áudio que é muitas vezes enriquecido com vozes de comunicadores próximos da comunidades, pessoas que entendem a realidade não só do nosso País, mas da nossa cidade… Com uma programação viva, que se integra completamente com o gosto popular, que surpreende, diferente do que acontece de quem consome músicas nas plataformas musicais. Uma embalagem promocional renovada, de produtos em constante evolução… Tudo isso faz com que o rádio seja novo, seja interessante ou seja cada vez mais atual. É importante destacar que não só nos Estados Unidos e na Europa, como no Brasil, o consumo de áudio tem aumentado. Na pandemia, isso aumentou exponencialmente. A gente percebe movimentos que demonstram o potencial que  rádio tem de tá perto das pessoas e de ser ainda um veículo muito atual. Eu acredito demais no streaming como um meio para divulgar os bons comunicadores, os bons influenciadores que as emissoras de rádio tem. 

Frisson: Pode compartilhar mais alguns de seus projetos para 2022? 

Arthur Luis Cardoso: Muitos projetos. Muitas ideias, muitas coisas boas para acontecer em 2022 que estão a todo vapor. A Clube segue crescendo, a nossa rede vai ganhar novas filiadas até o final do ano em cidades importantes, capitais, grandes regiões metropolitanas e isso deixa a gente muito feliz. A nossa atuação digital também segue a todo vapor, ampliando a equipe nesse sentido. Recentemente, estreamos um site e um aplicativo que são só os mais modernos do mercado. Mas teremos novidades, relacionadas aos nosso produto, como renovação da plástica, da vinheta, novas promoções impactantes, umas relacionadas à Copa do Mundo. 

Instagram: Arthur Luis Cardoso

Instagram: Clube FM Jericoacoara 91,7

COMENTÁRIOS