Foto: Reprodução
A professora e escritora cearense Marília Lovatel foi a vencedora do 20º Prêmio Barco a Vapor, que reconhece o trabalho de autores da literatura infantojuvenil brasileira. O prêmio, promovido pela Fundação SM com apoio da SM Educação, foi entregue no dia 6 de dezembro durante cerimônia em São Paulo.
A obra premiada em 2024, ‘Salvaterra - breve romance de coragem’, combina temas como a escolha feminina do próprio caminho e a intimidade com a terra e os animais. Crimes ambientais e preservação do meio ambiente são alguns dos aspectos abordados, que traz na dedicatória os nomes de figuras marcantes na defesa da Amazônia: Bruno Pereira, Dom Phillips, Dorothy Stang e Chico Mendes. O livro também inova no formato ao apresentar capítulos curtos, que podem consistir em apenas uma frase, e textos enxutos e marcantes.
A iniciativa do prêmio surgiu na Espanha para revelar novos autores e proporcionar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos de qualidade. No Brasil, o vencedor leva um valor de R$ 40 mil e tem o livro publicado pela coleção Barco a Vapor. Esta edição do prêmio teve 1.135 textos inscritos.
Nascida em Fortaleza, a autora tem trilhado uma trajetória na literatura infantojuvenil e já escreveu outras 15 obras.