Foto: Divulgação
Jornalista Alberto Perdigão lançou seu livro Política e Literatura de Cordel - o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 2022, 352 p.), em Juazeiro do Norte, na última sexta-feira (25). Neste sábado (26) será a vez de lançar a obra no Casa.Uva, no Crato.
O livro é uma coletânea de 12 artigos resultantes de uma pesquisa inédita, realizada durante os anos de 2016 e 2021. Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de cordel de autores nordestinos, publicados durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff.
Juazeiro do Norte é a quinta cidade a receber o lançamento, depois de Fortaleza, Brasília, Natal e João Pessoa. “São mistos de notícia e de editorial perfeitos na rima e na métrica, e impecáveis do ponto de vista da narrativa jornalísitica”, afirma Perdigão.
A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, que morreu em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021).
Por Cassinha Rocha
@cassinharochacariri