HOME Notícias
Pe. Eduardo Dougherty participa pela primeira vez do Festival Halleluya

Sacerdote que trouxe a Renovação Carismática para o Brasil retorna a Fortaleza, após 50 anos

Sacerdote norte-americano é um dos precursores da RCC no país

Pela primeira vez no Halleluya, o padre norte-americano com naturalidade brasileira, Eduardo Dougherty, de 81 anos, estará presente nos dias 21 e 22 de julho do festival com muita oração e espiritualidade.

O sacerdote, que vem a capital cearense após 50 anos, foi convidado para conduzir um dos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento na sexta-feira e revela que sua expectativa para o evento é de um "grande derramamento do Espírito Santo, como já experimentei, quando estive em Fortaleza e tive a graça pela primeira vez de pedir um novo Pentecostes para as pessoas”.

“Desejo muito o Pentecoste e que todos os dons aconteçam. Quero poder servir de forma simples, assim como é o agir do Espírito Santo, e poder contribuir para os jovens que estarão no Halleluya, uma experiência com Deus, que os jovens experimentem Deus e que a vida deles seja totalmente tomada pela ação do Divino Espírito Santo”, completou ele.

Padre Eduardo antecipa que vai trazer para Fortaleza um grande Desafio para aqueles jovens que querem descobrir o sentido de suas vidas. De acordo com ele, a proposta é sugerir uma "grande aventura aos jovens, um itinerário de oração". Onde Pe. Eduardo Dougherty, que trouxe a Renovação Carismática para o Brasil, retorna a Fortaleza, após 50 anos, para participar pela primeira vez do Festival Halleluya.

“Quando eu era jovem, encontrei um itinerário que mudou a minha vida. Deus, Ele é criativo, Ele continua criando itinerários para que o jovem de hoje passe a encontrá-lo. Jesus quer viver uma grande aventura com os jovens do Halleluya e impor as suas mãos benditas sobre cada um. Sim é um Desafio de 9 dias de oração com as mãos de Jesus. As mãos que foram pregadas na cruz, mãos ensanguentadas, agora Jesus está vivo, ressuscitado e Glorioso e quer colocar suas mãos sobre cada um de nós. E quando nós somos tocados por Jesus a transformação vem e com ela uma vida nova.”

Conhecido por seu pioneirismo no cenário católico, o missionário criou e dirigiu o primeiro programa católico de televisão aberta no Brasil, "Anunciamos Jesus". Aos 18 anos, o jovem Eduardo que sonhava em ser jogador da liga profissional de basquete, NBA, descobriu a vocação sacerdotal após receber um chamado divino.

Ele relata em sua biografia "Padre Eduardo J. Dougherty, SJ - Jubileu Sacerdotal", que durante um retiro na cidade de Convent, Louisiana, por meio de uma meditação começou a refletir sobre o que estaria fazendo para Jesus. "Olha o que Jesus fez por você: morreu na cruz. O que você já fez para Jesus?’. Eu respondi para mim mesmo: ‘Nada’. E continuei: ‘O que você está fazendo para Jesus agora?’. Mais uma vez, respondi: ‘Nada’. Então, veio a pergunta mais difícil: ‘O que você fará para Jesus?", detalhou o sacerdote.


 
Após esse momento, não havia mais dúvidas para Pe. Eduardo de qual caminho ele deveria seguir, "vou ser jesuíta, sacerdote e missionário". Desde então, o missionário tem se destacado como um comunicador do evangelho, e fundou na cidade de Valinhos, São Paulo, a Associação do Senhor Jesus, em 1981, e depois a Rede de Televisão Século 21, em 1999.

Além do amplo trabalho em comunicação, o sacerdote também criou o primeiro centro de dramaturgia cristã do país, onde produziu diversos documentários e séries em português e outros idiomas. 

Em contagem regressiva para o Festival Halleluya, Pe. Eduardo deixa uma mensagem de bênção para os fiéis cearenses: "É um novo tempo de graça, é um tempo de retomada para uma grande bênção acontecer novamente com os jovens e com o povo do Ceará".
 
Renovação Carismática


No Brasil, a Renovação Carismática teve origem em Campinas, através dos padres Eduardo Dougherty e Joseph Rham em 1973.  Dougherty foi o grande divulgador desse movimento, viajando por todo o Brasil, deu vários retiros e iniciou vários grupos de oração com 8 ou 9 pessoas que ficavam responsáveis de ampliar o novo "movimento de evangelização" com identidade própria.

Também conhecida como RCC, esse movimento surgiu na Igreja Católica dos Estados Unidos nos anos 60 com a intenção de incorporar ao Catolicismo elementos como as orações em línguas, liturgias animadas e encontros pessoais com Cristo.

A partir de 1980, a Renovação Carismática consolidou-se institucionalmente, espalhando-se por todo o território nacional, vindo a ocupar um espaço significativo na mídia, seja como objeto de notícias, seja como usuária dos meios de comunicação social.

PUBLICIDADE