HOME Notícias
"São Francisco me pescou", conta Frei Gilmar, Reitor do Santuário de Canindé

Frade cearense comanda o segundo maior Santuário do mundo dedicado a São Francisco

Frei Gilmar é o reitor do Santuário de São Francisco das Chagas do Canindé

O Santuário de Canindé, cidade localizada a 110 quilômetros de Fortaleza, é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o de Assis, na Itália. Em tempos normais, centenas de milhares de romeiros visitam o espaço de fé, especialmente entre os meses de agosto a dezembro, com pico em outubro, mês da Festa do Pai Seráfico São Francisco. a quem o Santuário é dedicado. 

O complexo abrange a Basílica, Casa dos Milagres, Gruta de São Francisco, além de um Zoológico e uma pousada. Uma estrutura gigantesca foi erguida ao longo dos anos para acolher os romeiros e proporcionar a propagação da mensagem de Francisco de Assis, o homem que encantou o mundo com seu testemunho de amor a Jesus Cristo. 

Para estar à frente na condução deste gigante da fé, que é o Santuário de São Francisco das Chagas do Canindé, foi escolhido o frade Frei Gilmar Nascimento da Silva, cearense nascido em Maranguape, fruto de uma família católica de sete filhos. 

Frei Gilmar tem aumentado o tempo de programação virtual do Santuário de Canindé nas plataformas digitais. 

A história de vida e de fé de Frei Gilmar se entrelaçam desde a infância. “Desde criança, meus pais me levavam para a Igreja. Fiz minha primeira Eucaristia aos nove anos. Em seguida, me engajei na catequese, pastoral litúrgica, pastoral da juventude e pastoral do batismo”, conta o religioso que também lembra da festa de São Francisco no bairro Canindezinho, em Fortaleza.

Frei Gilmar começou sua caminhada vocacional na Ordem dos Frades Menores em 1996, quando em um encontro vocacional descobriu os Aspirantes Franciscanos. “Eles me convidaram para conhecer o aspirantado e dois anos depois já estava fazendo a experiência. Costumo dizer que foi São Francisco que me pescou”, relata o frade. 

Vinte e um anos depois do sim de Frei Gilmar a Deus nos Franciscanos, uma grande missão lhe foi confiada, o de ser o Reitor do Santuário de Canindé. “Ao receber a notícia de que seria Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas senti o peso de uma grande responsabilidade. Porque não se trata apenas de trabalhar a dimensão pastoral do Santuário, mas também a administração de sua estrutura. Apesar do peso da responsabilidade sinto que Deus capacita os escolhidos para assumirem a missão que ele nos dá. E esta missão tenho assumido com muito zelo juntamente com os meus confrades”, testemunha o religioso que tem conquistado o canindeense com seu acolhimento, simpatia e visitas.

O religioso traz para os romeiros ensiamentos sobre a vida de São Francisco através de programas e iniciativas de evangelização no Santuário de Canindé. 

“Nestes primeiros meses tem sido bem desafiador, sobretudo por conta da pandemia. Ainda não tive a oportunidade de ter contato presencialmente com os romeiros de diversas partes do Brasil. Neste contexto tenho primado pelos meios de comunicação, sobretudo apresentando a espiritualidade franciscana e mostrando a nossa realidade”, pontua Frei Gilmar. 

O religioso, de fato, assumiu um papel importante na evangelização digital do Santuário. Em poucos meses já conseguiu colocar no ar uma programação diária através do Youtube, além de enviar cotidianamente a mensagem sobre o Evangelho do dia para a base de dados do Santuário que tem contato com romeiros de todo o Brasil. 

Segundo Frei Gilmar, “para este tempo desafiante, Francisco nos ensina que devemos seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Francisco costumava passar horas em oração. Creio que devemos nos voltar mais para o Senhor. E, a partir deste encontro com ele, somos chamados a  transmitir uma mensagem de esperança e paz para os irmãos e irmãs. Tudo isso deve nascer sempre da  confiança no Senhor”, esclarece o religioso. 

Aos romeiros e romeiras de São Francisco, o reitor do Santuário de Canindé deixa uma palavra de esperança e ânimo: “peço que continuem a rezar. Se Deus quiser tudo isso passará e nós estaremos juntos no Santuário de São Francisco das Chagas.Por  enquanto nos acompanhe pelas redes sociais e mantenhamos a nossa comunhão de fé. Que Deus vos abençoe e vos guarde! Amém!!!!!”, finaliza. 

 

PUBLICIDADE