HOME Notícias
Padre que fez celebração da maconha em dezembro, falece em janeiro

Padre Ticão era um remanescente da Teologia da Libertação, atuante em São Paulo.


Padre Ticão foi um dos grandes articuladores no país pela legalização da maconha

No sábado, dia 2, Antonio Luiz Marchioni, conhecido como Padre Ticão, um dos maiores articuladores da legalização da maconha  no país faleceu de problemas cardíacos. O sacerdote havia realizado no início do mês de dezembro de 2020 a celebração da Maconha na  Igreja de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, na Diocese de São Miguel Paulista,local onde atuou por mais de 4 décadas. 

 

Padre Ticão comemorava quatro  cursos da Cannabis Medicinal realizados pela paróauia entre  2019 e 2020,  aonde passaram mais de 10 mil pessoas. "Em Março de 2021 teremos o início do 5º curso", havia dito o padre em entrevista a um site dedicado à propagação da maconha. O sacerdote era também um incentiador  da Marcha da Maconha, fazendo convites, inclusive, para os paroquianos participarem, conforme reportagem já publicada na revista Carta Capiteal.

 

A  morte de Padre Ticão foi lamentada nas redes sociais pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) e também  por vários políticos de esquerda como Fernando Haddad e Eduardo Suplicy (PT), pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) além do o ex-vereador Gilberto Natalini. "Morre Padre Ticão, líder de movimentos sociais na zona leste de SP. Um dos responsáveis pelo campus Zona Leste da Unifesp. Um amigo do povo. Tive o prazer de trabalhar com ele nesse projeto. Deixa um legado de solidariedade", lamentou Haddad.

 

O Padre da maconha 

No episódio Cannabis e cristianismo, do podcast  santa cannabis, quando entrevistado, Padre Ticão não poupou elogios à maconha deferindo a ela adjetivos como "planta divina" e "santa erva". No mesmo episódio, o padre critica o uso de agrotóxicos nas plantações, mas apresenta alguns elementos da maconha como benéficos ao ponto de auxiliarem na cura de "tumor no cérebro". 

 

"Estamos defendendo uma criação de Deus, que é a cannabis. Claro que a maconha foi demonizada durante setenta nos. Eu até brinco quando falam com preconceito sobre a cannabis, 'olha gente, quem colocou o demônio na maconha que o tire, não fui eu que coloquei'. Eu sempre tenho e a terei como uma erva santa", idolatrou. Na mesma conversa, o sacerdote ensinou  como fazer uma associação para o plantio da maconha medicinal e como cumprir a desobediência civil transparente. Ticão contou, na ocasião,  que o Brasil poderia ganhar muito com o cultivo da maconha e que Pernambuco teria as melhores terras para a plantação. Ainda segundo o padre, militantes de Pernambuco lhe avisaram que plantarão a erva em São Paulo, na cidade de Holambra, em três canteiros. 

PUBLICIDADE